Inversor Grid-Tie – O que é e como funciona esse sistema?

“O sistema fotovoltaico está cada vez mais acessível às pessoas e, por isso, vale a pena ficar mais ligado sobre cada coisa que tenha a ver com esse assunto. Confira aqui o que é o inversor Grid-Tie e como ele funciona no sistema solar fotovoltaico.”

— Conhecer todas os tipos de equipamentos disponíveis, futuramente, vai te ajudar a decidir qual o melhor sistema de energia solar a ser instalado na sua casa ou empresa.

Inversor Grid-Tie

Nosso assunto de hoje é sobre o inversor Grid-Tie. Calma, você já vai entender o que ele é. Os sistemas de energia solar são perfeitos para quem busca uma economia considerável na sua conta de luz.

E isso pode facilmente ser conseguido não apenas por possuir o sistema instalado em seu telhado. Mas também pela conquista de créditos solares. E o inversor solar Grid-Tie vai te ajudar nisso, confira!

O que é o inversor Grid-Tie?

A todos que usam energia fotovoltaica, atenção, existem dois tipos de sistemas, o on-grid e off-grid. O inversor Grid- Tie é um dispositivo que interliga os sistemas elétricos, ou seja, permite a conexão da rede do sistema fotovoltaico a da distribuidora.

Desse modo, será possível injetar o volume extra gerado pelos painéis na rede elétrica. Isso acarreta na conta mensal, e gera créditos solares. Bom, nosso foco não é a geração de créditos solares, falaremos sobre isso em outro momento.

O inversor Grid-Tie converte a tensão que é fornecida pelo gerador em corrente alternada, desse modo, pode alimentar a rede diretamente. Mas atenção, pois, alguns detalhes devem ser chegados como a frequência da rede.

A frequência em ambas, a energia solar e a da distribuidora devem estar iguais, ou seja, em 60Hz, a frequência aqui no Brasil.

Veja também:  Como é feita a Fabricação do Painel Solar? Entenda!

Como funciona o inversor solar Grid-Tie?

Bem, acho que já expliquei como funciona, porém, vamos detalhar um pouco. Quando existe um sistema de energia solar em uma casa ou empresa, ela pode ser de dois tipos, on-grid ou off grid. O assunto que estamos abordando é o inversor Grid-Tie.

Por tanto, o sistema fotovoltaico é o on-grid, pois, ele é conectado a rede da distribuidora trabalhando em conjunto com ela.

O inversor captura a tensão produzida pelo gerador e os converte, assim, gera a corrente alternada ou CA, que alimenta diretamente a rede. Se tudo estiver em sintonia, nada dará errado e você terá dois sistemas funcionando, um deles, gerando gastos bem menores.

Os inversos solares são tecnologicamente equipados para corrigir quaisquer problemas de oscilação da tensão e frequência que venha do gerador.

Uma curiosidade interessante é que, ao abastecer a rede elétrica da distribuidora com a energia solar, você estará, automaticamente, abastecendo, abastecendo outras casas com o seu sistema de energia solar.

O desempenho dos sistema on-grid de energia solar conectados é bem maior do que os off-grid, podendo ter uma diferença de 30% a mais de desempenho.

Pensando por outras perspectivas e buscando um entendimento mais claro, siga a minha lógica. Pense que o inversor Grid-Tie é uma batedeira de bolo e os ingredientes são as duas redes.

Elas são diferentes, ou melhor, de origens diferente, mas continuam sendo eletricidade. O trabalho do inversor é misturar essas duas energias e formar uma única, igualando suas diferenças.

Economizando na conta de luz com sistema solar

Vamos supor que você tem um sistema fotovoltaico instalado em seu imóvel. Esse sistema produz mais energia do que você gasta. Se você tiver um sistema on-grid, ou seja, um inversor Grid-tie, sua rede está conectada a rede do distribuidor.

Veja também:  Células Fotovoltaicas - O que é, Como funciona e o Efeito Fotovoltaico?

Com isso, injetando a sua energia em excesso diretamente na rede elétrica. Isso fará o seu medidor girar ao contrário. O fluxo deve ser devidamente contabilizado e medido por medidores apropriados, para que não exista nenhuma perda de valores.

Os dois inversores não se dão bem

Vale ressaltar que, dependendo do tipo de sistema que você possua, deve ter um inversor específico para aquela sistema. Um inversor on-grid (Grid-Tie) não vai conseguir realizar o trabalho de um off-grid, por exemplo.

Isso porque ambos foram construídos para finalidades bem diferente, e um não vai realizar o trabalho do outro. A mesma coisa acontece se você quiser usar um conversor off-grid para conectar a sua rede na distribuidora. Ou seja, elas não se dão bem em hipótese alguma.

Conclusão

Os inversores Grid-Tie são específicos para o tipo de rede solar conectada (on-grid), por isso, as vantagens como ganho de créditos solares e economia de até 95% na conta de luz são uma realidade que fazem dessa tecnologia a queridinha de muita gente por aí.  E eu nem comentei sobre a produção independente de energia elétrica.