Quanto Tempo Duram os Painéis Solares Fotovoltaicos?

“Quanto tempo duram os painéis solares? Uma vez que o investimento em um equipamento solar é relativamente alto e demora alguns anos para ser recuperado. Continue a leitura e entenda!”

— A instalação de painéis fotovoltaicos geralmente surge como uma forma de gerar economia com despesas de energia.

Quanto Tempo Duram os Painéis Solares

Antes de falarmos sobre o tempo de vida útil de um painel solar, você precisa saber que o investimento inicial é recuperado em um período de 4 a 8 anos. Sendo assim, o restante do tempo de vida do sistema será apenas para geração de lucros. Então, vamos estudar quanto tempo duram os painéis solares.

O que são Painéis Solares Fotovoltaicas?

O painel solar, ou placa fotovoltaica como também é conhecido, é o principal equipamento de um sistema solar fotovoltaico.

Uma placa solar é uma estrutura composta por diversas estruturas menores e conhecidas como células fotovoltaicas, cada célula possui uma capacidade muito pequena de geração de energia elétrica. Sendo assim, é necessário aglomerar várias delas de forma organizada, gerando maior capacidade de aproveitamento energético.

Da união de várias células fotovoltaicas surge o que conhecemos como placa solar ou painel solar, muito visto nos telhados das casas e empresas no Brasil.

Esses sistemas possuem a capacidade de alimentar uma casa ou empresa e é dimensionado de acordo com o a necessidade de consumo do cliente. Assim, é possível construir um projeto em tamanho adequado para atender suas reais necessidades.

A função das placas fotovoltaicas é a de  converter a luz do sol em energia elétrica para sua residência ou empresa, o que é feito por meio de suas células fotovoltaicas de silício, material condutor de energia.

Como funcionam as Placas Fotovoltaicas

A geração da energia fotovoltaica é realizada por meio de cada célula fotovoltaica que compõe a placa solar. Isso justifica a grande variedade de modelos e potências no mercado, pois quanto maior o número de células em uma placa, maior será a sua capacidade de absorver a luz solar e a transformar em energia.2

Veja também:  Posso colocar mais painéis solares em minha instalação?

Curiosidade: O processo que converte a luz do sol em energia elétrica é conhecido como efeito fotovoltaico, descoberto pelo físico francês Edmond Becquerel, em 1839.

O processo de transformação ocorre quando os fótons, que são partículas da luz do sol, atingem a célula fotovoltaica e reagem com o material semicondutor. Ao reagir com o material condutor, ocorre a liberação de energia elétrica.

Uma célula fotovoltaica é fabricada e constituída de forma a possuir duas camadas distintas, uma negativa e outra positiva, possibilitando o processo de geração de energia.

Essas camadas, são colocadas dentro da célula, com a negativa na parte de cima e a positiva na parte de baixo, e uma fina grade unindo as duas.

Quando os fótons atingem a célula, eles reagem com os átomos de silício e fazem com que os elétrons do lado negativo se desprendam.

Esses elétrons não conseguem passar diretamente para o lado positivo, e o mesmo ocorre do lado contrário, devido a um campo elétrico que se cria nessa área de junção.

Assim, o único caminho para eles é através da fina grade que une as camadas, o que cria a corrente elétrica que conhecemos como energia solar fotovoltaica.

Quanto tempo duram os Painéis Solares?

Por padrão os painéis solares devem durar ao menos 25 anos com boa eficiência, visto que ao final deste período espera-se que o mesmo ainda seja capaz de trabalhar com 80% de sua capacidade.

Porque os Painéis perdem eficiência?

Os painéis solares perdem sua eficiência devido a ação do seu próprio combustível. O sol!

É isso mesmo, devido a grande quantidade de tempo exposto ao sol, os painéis solares começam a sofrer deteriorações, que enfraquecem suas estruturas e o fazem perder a capacidade.

Veja também:  Instalação das Telhas Solares - Como é feita e quem pode instalar?

Isso não significa que ao final de 25 anos o seu sistema vai parar completamente, mas irá ficar com uma eficiência cada vez menor, pois estima-se que a cada ano o painel perca 0,8% de sua capacidade original de produção.

Com 25 anos de uso o sistema atinge 80% de capacidade, sendo este considerado o momento ideal para troca dos painéis.

Como garantir a vida útil do sistema

Garantir a vida útil do sistema solar é muito simples, basta que haja manutenção frequente. A manutenção e limpeza de um sistema de energia fotovoltaica é fácil e geralmente é feita pelo próprio usuário do sistema.

Conclusão

Neste artigo, você viu quanto tempo duram os painéis solares e que recomenda-se a troca dos painéis solares após 25 anos de uso, devido a perda natural de sua eficiência energética, porém isso não é considerado um problema, visto que o tempo de retorno do investimento varia entre 4 e 8 anos.