Os painéis solares mais potentes do mercado [Atualizado 2019]

“Pensando em instalar um sistema de energia solar completo em seu telhado mas antes quer saber quais são os painéis solares mais potentes do Brasil e do Mundo? Listamos os 5 principais painéis solares que oferecem o melhor desempenho para sua casa ou empresa. Confira aqui!”

— Com a chegada da energia solar, as empresas começaram a investir nesse ramo e a cada dia criam tecnologias superiores para geração de eletricidade fotovoltaica de forma mais eficiente.

painéis solares mais potentes

Muitas empresas já entraram para o ramo de energia solar e desenvolvem tecnologias incríveis que prometem resolver qualquer problema de eletricidade que você ou qualquer outro cliente possa estar enfrentando no atual momento.

Essa é um tipo de tecnologia que evolui com uma velocidade incrível e em pouco tempo já existe um gigantesco mercado com os melhores e mais potentes painéis solares a venda atualmente. Se você está pretendendo adquirir um equipamento desses, aqui vai algumas dicas sobre os melhores equipamentos de energia solar disponível.

Mas antes, vamos conhecer um pouco sobre as tecnologias dos painéis solares.

A tecnologia por trás dos painéis solares

Atualmente, no mercado solar, de acordo com a tecnologia das celulares solares, há três principais tipos de painéis solares geradores de energia elétrica, são eles:

  • Painéis Solares Monocristalinos;
  • Painéis Solares Policristalinos;
  • Painéis Solares Amorfos.

Painéis fabricados com a tecnologia monocristalina são mais painéis solares mais potentes e eficientes quando comparados com painéis solares policristalinos.

Dessa forma, por regra, painéis com tecnologia monocristalinas irão produzir mais energia elétrica em um menor espaço, é uma ótima alternativa para quem não possui um grande telhado. Porém, essa tecnologia tem um custo elevado quando comparados às outras tecnologias dos painéis solares fotovoltaicos. Portanto, antes de escolher entre os painéis solares mais potentes abaixo, é preciso avaliar as suas condições e o seu projeto.

Os 5 painéis solares mais potentes do mercado


1. Painel Solar Sunpower

Essa foi uma das melhores marcas que conseguimos encontrar de painéis solares. O modelo DPR-X21-345 tem uma potência de 345W e é composto por 96 células monocristalinas, uma das melhores disponíveis no mercado, sendo superior aos modelos policristalinos.

Veja também:  Instalação das Telhas Solares - Como é feita e quem pode instalar?

São resistentes a corrosão, a umidade e aos stress. Segundo o fabricante, o modelo pode resistir por até 40 anos de funcionamento. O que mais impressiona é a sua produção de energia, tendo uma eficiência de 21,5%. Ele é um pouco pesado com seus 18,6kg.

A empresa vai mais além nos vidros, sendo eles temperado e anti-reflexo, porém, com um upgrade, são de alta transmissão.


2. LG SOLAR

Aqui está outra marca que muita gente não imaginaria que estivesse no mercado de painéis solares. O modelo em questão é da série LG NeON 2 – LG320N1C-G4.

Este possui uma potência de 320W e é composto de 60 células monocristalinas, que possui a tecnologia CELLO. Tem uma absorção da luz melhorada, sendo uma das melhores no mercado atualmente.

É um painel muito resistente ao vento e até a neve. Tendo em vista que no Brasil não neva, não teremos problemas quanto a isso. Esse é um dos painéis solares mais leve do mercado, tendo apenas 17 kg. O vidro é temperado e de alta transmitância.


3. Painel Solar Suntech

O modelo HyPro STP290S-20 tem uma potência de 300W, sendo que é composta por 60 células monocristalinas. Com essas especificações iniciais pode-se dizer que a SunPower conquistou uma forte concorrente no mercado.

As células monocristalinas tem tecnologia local HyPro BSF e PERC. É uma excelente opção para dias nublados, pois, tem uma boa eficiência quando o assunto é desempenho com baixa luz.

Além de ser um equipamento muito resistente a degradação e protegido contra a imersão permanente em água. Seu peso está na faixa comum dos painéis solares, coisa de 18,2kg. O vidro é temperado com uma espessura de 3,2 mm.

Quais são os painéis solares mais potentes


4. Panasonic Sanyo

Muito mais que televisores, máquinas lavar e outro produtos eletrônicos, a conhecida marca Panasonic também produz painéis solares reconhecidos no mercado mundial.

E um desses painéis está na nossa lista, esse é o Painel Solar Fotovoltaico VBH N295 285 SJ46. Esse painel solar possui uma voltagem de 295W e é composto de 88 células 5”.

Veja também:  5 dicas para escolher a melhor empresa para instalar seu painel solar

Esse é um modelo compacto, perfeito para ser instalado em telhados de dimensões diminuídas. Além disso, esse modelo da Panasonic possui um sistema de descarga de água que ajuda na sua limpeza.

Sua eficiência chega aos 19,1%, considerando seu tamanho compacto e utilidade, é uma boa opção para quem mora em casas pequenas. Ele não é tão pesando, tendo apenas 18 KG, nada que vá conseguir quebrar alguma telha.

Acredite, tem pessoas que acham que isso pode acontecer. O vidro deste é temperado, e possui um revestimento anti-reflexo.


5. Kyocera Solar

Diretamente do Japão, eu lhes apresento o Painel Solar fotovoltaico KK270P-3CD8CG. Este é um painel de 270W, sendo composto por 60 células.

Ele é de policristalino, com três Bus-bar. Perfeito para ser usado em fazendas de todos os tipos. Ele possui um rigoroso controle de segurança e resistência, portanto, com isso você não vai precisar se preocupar.

Além disso, o painel solar Kyocera permite uma maior e melhor utilização da energia solar. Esse painel é um pouco mais pesado que o seu concorrente, chegando a ter em torno de 19 KG.

Quanto ao vidro solar fotovoltaico, suas especificações são idênticas ao da Panasonic, sendo ele temperado e anti-reflexivo.


Como escolher o melhor painel para o meu telhado?

Agora que você já sabe quais são os painéis solares mais potentes presentes no mercado mundial, é preciso saber escolher qual deles é o melhor para o seu projeto solar fotovoltaico. Confira abaixo algumas dicas.

Locais com excesso de sombras

Se você mora em um local cercado por arvores e prédios que fazem sombra diretamente em seu telhado, é preciso ter cuidado no momento da instalação do painel solar, visto que zonas com muitas sombras podem reduzir em até 30% a eficiência do sistema solar.

Sendo assim, mesmo que o painel esteja instalado orientado para o sol e siga a trajetória (instalado para o lado Oeste) sua eficiência será reduzida e não será totalmente suficiente. Portanto, antes de instalar o seu equipamento é preciso fazer uma verificação durante o ano, de possíveis obstáculos que podem bloquear a luz em seu painel.

Veja também:  Qual a melhor direção do painel solar no telhado? Entenda!

Consumo de energia

É preciso realizar um estudo da média mensal do seu consumo de energia elétrica e perfil energético para poder dimensionar o tamanho do seu projeto. O estudo é baseado em um período de um ano. Com isso, você saberá quantas placas são necessárias para reduzir o seu gasto com energia.

Limpeza e manutenção dos painéis solares

A limpeza e manutenção dos painéis solares é algo que você não pode esquecer de realizar. Ambos são fundamentais para o perfeito funcionamento do equipamento solar e garantir que os seus painéis estão entregando 100% da eficiência. Caso não sejam feitos de forma regular o seu sistema poderá apresentar falhas e problemas.

limpeza dos paineis solares

Possibilidade de instalação escalada

Uma das melhores vantagens da instalação de equipamentos solares é a possibilidade de ampliá-lo de acordo com a sua necessidade, você pode incluir novas placas solares eu seu telhado quando quiser.

Garantia dos equipamentos e da instalação

A garantia dos painéis solares é dada pelo fabricante do painel, mas de modo geral, os painéis solares tem garantia de 25 anos. Porém, esta garantia varia de acordo com a perda de eficiência do seu painel, com relação ao envelhecimento.

Para os inversores solares, a garantia dada por fabricantes é de 2 a 5 anos, visto que uma garantia de 5 anos deve ser considerada como uma ótima oportunidade e vantagens e que pode evitar alguns pequenos problemas.

A garantia de instalação é dada pelas empresas e instaladores do sistema solar fotovoltaico, normalmente é para um período de 2 anos, no entanto, você deve acordar com o seu instalador uma garantia total à instalação.

CONCLUSÃO

Boa parte dos painéis solares são importados. Não é possível dizer exatamente qual o melhor painel solar do mercado, para entender isso, é preciso ser avaliado por um especialista alguns critérios específicos.

Espero que tenha gostado dessa lista, nos falamos no próximo artigo!