Qual a melhor direção do painel solar no telhado? Entenda!

“Por meio de painéis solares, ou telhas solares, conectadas a um inversor, você conseguirá se auto sustentar, ou seja, produzir eletricidade por conta própria e abastecer sua casa. Mas, para garantir total eficiência do seu sistema é preciso saber qual a melhor direção do painel solar. Continue a leitura e entenda!”

O investimento em energia solar trás muitos benefícios e vantagens para quem o faz. Uma delas, é a economia na conta de luz, que pode chegar até 95%. Mas, para isso, é preciso que os painéis solares recebem o máximo de luz solar possível, considerando que é através dos raios do sol que ela consegue capturar e converter energia.

melhor direção do painel solar no telhado

Por isso, é necessário que o técnico contratado tenha a certeza de instalar o painel dá forma e lugar corretos. Pensando nisso, vim dar uma mãozinha nisso, te ajudando a escolher a melhor direção para instalar o painel solar no telhado.

Melhorar direção do painel solar aqui no Brasil

Antes de instalar, é preciso ter em mente que o melhor lugar sempre vai ser onde o sol predomina no telhado.

Lembre-se também que, em casa que possuam árvores maiores que a própria casa, recomenda-se que seja feita o corte das mesmas, pois, a sombra que suas folhagens produzem atrapalha a captação dos raios do sol.

Entenda a seguinte frase do sol: O sol nascerá no leste, se inclinará ao norte e, por fim, vai se pôr no oeste.

Considerando que uma determinada casa tem um telhado voltado para o norte, você deve instalar nesta parte. Livrando-se das sombras que existirem no lugar.

Mas, eu não posso instalar o painel em qualquer lugar que pegue sol?

Tecnicamente você pode sim, porém, aqui estamos considerando o melhor desempenho do painel solar em gerar mais energia solar, ou melhor, eletricidade. Com isso, seu sistema de energia solar funcionará melhor. Dessa forma, se o seu telhado está voltado para o norte e lá que você deve realizar a instalação do seu painel solar fotovoltaico.

Veja também:  Inversor Solar - O que é, como funciona e tipos de inversores

Meu telhado não está voltado para o norte, e agora?

Calma, isso não é problema, como eu disse antes, os painéis de energia solar podem ser instalados em qualquer área do telhado, contanto que tenha sol e calor. Porém, isso não quer dizer que será uma captação perfeita. Em outras palavras, você acabará perdendo energia, captando menos do que poderia. Instalar em um telhado Leste/Oeste, por exemplo, resulta em uma perda de energia de 12% a 20%.

Quando a instalação é realizada nos lados NE e NO do telhado, a perda é consideravelmente menor. No entanto, instalar ao sul não é uma boa ideia, pois, você terá uma perda absurdamente maior.

Todos os técnicos recomendam que a região sul seja usada para instalação apenas para moradores do norte do Brasil. Ainda seguindo uma dica de um instalador profissional, é recomendado que os painéis fotovoltaicos sejam instalados seguindo um valor de latitude menor que o original.

Desse modo, aproveitando todos os raios de sol que atingem o Brasil. Em uma país tropical como é o nosso, a tecnologia fotovoltaica, energia solar no Brasil, funciona muito bem, sendo que o calor em certas regiões pode chegar a temperaturas extremamente altas.

O profissional deve saber lhe explicar a melhor direção do painel

Fique atento ao contratar os serviços de uma pessoa para instalar o seu sistema solar fotovoltaico, pois, um profissional capacitado deve sabe como e onde instalar.

Além, claro, que conseguir lhe informar as perdas que poderá sofrer ao instalar em determinado lugar, a direção mais recomendada e como aumentar a eficiente do seu painel solar.

Cursos de especialização solar estão em alta no Brasil, considerando que é um mercado em crescimento, todos buscam se especializar e, futuramente, criar uma carreira nessa área de modo a conseguir fazer disso sua vida.

Veja também:  Telhas Solares - Vale a pena investir em um telhado solar?

Leia também:

As telhas solares

Agora entramos em um assunto que pode lhe beneficiar e muito, que é a substituição dos painéis solares por telhas solares. As telhas solares funcionam da mesma forma, a diferença é que são montadas em encaixes de cerâmica, como telhas comuns e postas no telhado.

Elas possuem as mesmas dimensões e foram feitas para captar melhor e gerar mais energia a casa. As telhas captam toda a lua solar, pois, estão presentes em todos os lados da casa, nos telhados e o sol por passar por elas. Cada uma capta a energia solar, do mesmo modo que os painéis.

No entanto, requerem um investimento um pouco maior, considerando que são da dimensão de telhas comuns e nós sabemos quantas telhas vão para cobrir o telhado de uma casa comum.

Conclusão

O Brasil é um dos melhores países para a predominância da energia solar, o sol forte que nos aflige, devido a localização tropical, torna a geração de energia fotovoltaica bem mais eficiente. Espero que eu tenha lhe ajudado com essa dúvida.