Como é feita a Fabricação do Painel Solar? Entenda!

“Quer saber como é feita a fabricação do painel solar responsável por captar os raios solares e transformá-los em energia elétrica para sua casa? Confira neste artigo!”

Sabemos que o sistema solar fotovoltaico é muito benéfico para o nosso bolso, porque pode diminuir a conta de energia em até 95%, e também por não agredir o meio ambiente.

Fabricação do Painel Solar

Mas, como é feito o painel solar? Que é a principal peça do sistema solar. Confira no texto abaixo!

Componentes necessários para Fabricação do Painel Solar

Um painel solar é composto pelos seguintes componentes:

  • Moldura de Alumínio
  • Vidro Especial
  • Encapsulante – EVA
  • Células Fotovoltaicas
  • Encapsulante – EVA
  • Backsheet
  • Caixa de Junção

Moldura de Alumínio

A moldura de alumínio é o material colocado ao redor do painel com o intuito de garantir maior resistência para diversas situações como o transporte e a instalação.

Vidro Especial

O painel solar ou placa solar como também é conhecido, é formado por alguns componentes, sendo um deles um vidro especial que foi desenvolvido especialmente para este fim.

São vidros temperados de 4mm de espessura, que permitem a passagem da luz solar e protegem as células, por exemplo contra impactos de uma chuva de granizos.

Filme Encapsulante – EVA

O material encapsulante, mais conhecido como EVA possui a função de atuar na proteção das células fotovoltaicas, contra os efeitos prejudiciais dos raios ultravioletas e excesso de temperaturas.

É uma espécie de selador se fossemos comparar com uma parede a ser pintada que antes de receber a tinta recebe uma camada de selador para prepará-la e proteger a tinta que será aplicada de efeitos como o da umidade, por exemplo.

Essa é a função do encapsulante EVA, ser uma fina camada protetora e garantidora da longa vida útil das células fotovoltaicas.

Veja também:  Vidro Fotovoltaico - Como funciona a geração de energia sem painéis?

O encapsulante é adicionado duas vezes ao painel, na parte frontal e posterior das células fotovoltaicas.

Célula Fotovoltaica

A célula fotovoltaica, você já conhece, como detalhamos no início do texto é o componente que recebe a luz solar e a converte em energia elétrica.

As células fotovoltaicas são produzidas de um material semicondutor, conhecido como silício, são muito finas, com cerca de 2mm de espessura e frágeis. As células representam 60% do custo de um painel solar.

BackSheet

O Backsheet é um filme branco colocado na parte de trás do painel solar A sua função é a de proteger as células fotovoltaicas e também ser um isolante térmico.

Caixa de Junção

A caixa de junção  fica na parte de trás do painel solar, sendo uma espécie de quadro elétrico do painel solar, pois é ali que estão as ligações elétricas que conectam as células entre si.

Processo de Fabricação do Painel Solar

1 – Limpeza do Vidro

O primeiro passo do processo de fabricação do painel solar é a limpeza do vidro especial que fará parte do painel, eliminando gorduras e manchas que possam interferir no melhor aproveitamento da luz solar pelas células fotovoltaicas.

2 – Conexão das Células Fotovoltaicas

Esta é a parte mais delicada do processo de fabricação. Nesta etapa as células são interligadas em série por fios condutores, geralmente de cobre ou alumínio que são soldados entre as células.

3 – Montagem das Células

Nesta etapa, que também é muito delicada, as células que foram interligas no passo anterior são cuidadosamente colocadas sobre o vidro e o filme EVA que compõem o painel solar.

4 – Colocação do EVA e do Backsheet

Nesta fase da fabricação é adicionada a segunda folha do filme EVA e também o Backsheet com a função de proteger as células fotovoltaicas.

Veja também:  Qual a melhor direção do painel solar no telhado? Entenda!

5 – Laminação do Painel Solar

A laminação é o processo de fusão dos materiais que compõem o painel solar. O painel montado entrar em uma máquina especial que em elevadas temperaturas faz com que os elementos do painel se fundam, garantindo assim maior durabilidade e estabilidade da estrutura.

Este processo seria algo similar a plastificação de um documento, para efeitos de ilustração e entendimento.

Como Fabricar Painel Solar

6 – Corte da Rebarba

Após a laminação o painel solar passa por um procedimento rápido de acabamento que irá realizar cortes em possíveis rebarbas dos materiais.

7 –  Caixa de Junção

Nesta etapa, é instalada na parte posterior do painel a caixa de junção. A caixa é colada ao painel com uma fita especial.

8 – Molduras de Alumínio

Na última etapa de fabricação é adicionada a moldura de alumínio aos painéis solares. Garantindo assim a rigidez e proteção necessária aos seus componentes.

9 – Testes Finais

Por último, com o intuito de garantir que todas as etapas do processo de fabricação do painel solar foram cumpridas com sucesso e garantir a qualidade do painel, são realizados alguns testes como o que irá garantir que o painel possui a resistência adequada contra impactos de uma chuva de granizos e também aferir a correta passagem de luminosidade.

Conclusão

Este artigo foi realmente muito legal, nele você teve a oportunidade de aprender em detalhes sobre o processo de fabricação de um painel solar, e viu quantos processos são necessários para se chegar ao produto final, além de conhecer os componentes que dão forma aos painéis que visualizamos nos telhados mundo a fora.