Painel Solar Caseiro – É possível? Como construir um painel?

“Já pensou em construir o seu próprio painel solar e começar a gerar energia solar para sua casa? Descubra aqui como é possível fazer um painel solar caseiro, quais são os materiais utilizados e como funciona a energia solar fotovoltaica.”

A energia solar tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Você talvez tenha pesquisado sobre o custo desse tipo de equipamento. Procurando saber o valor da instalação, e como é o processo para gerar sua própria energia solar. Mas o que você talvez não saiba é que existe a possibilidade de fazer esse tipo de painel em casa, aqui vamos entender passo a passa desse processo.

Painel Solar Caseiro

Na internet você deve encontrar diversas formas de construir um painel solar caseiro. Porém é necessário tomar os cuidados necessários, afinal você está lidando com uma fonte de energia. E além disso, é preciso pensar em quanto você pode perder se não conseguir utilizar seu painel solar.

Por isso tome bastante cuidado ao escolher os materiais e seguir as instruções. Aqui vamos entender o processo em etapas para facilitar sua compreensão. Primeiro, é importante destacar que assim como o painel encontrado no mercado, existem duas formas de construir seu painel solar caseiro. Isso porque você pode conseguir energia solar térmica e energia solar fotovoltaica.

A energia solar térmica funciona com a captação do calor da luz do sol para aquecer água e outros fluídos. Já a energia solar fotovoltaica é a geração de energia elétrica através da conversão da luz do sol para gerar energia elétrica.

Lembrando que se o seu objetivo é gerar energia elétrica então você deve usar o painel de energia solar fotovoltaica. Porém a energia solar térmica pode dispensar o uso do chuveiro elétrico por exemplo, então cabe a você determinar para que fim necessita de energia. Vamos entender como cada um funciona e nos aprofundar um pouco mais no assunto.

Veja também:  Placas Fotovoltaicas - Como funciona o Painel Solar Fotovoltaico

Energia solar térmica

Para entender que tipo de painel é capaz de usar essa forma de energia, vamos ilustrar com que tipo de material ele é feito. Você pode construir um painel solar de energia térmica com os seguintes materiais: garrafa pet, caixa de leite, latas de alumínio, e tubos de PVC.

Energia solar fotovoltaica

É possível construir esse painel fotovoltaico caseiro com: diodos de LED, CD e células fotovoltaica. Esse processo é um pouco mais complexo que o anterior. Por isso vamos tentar entender com mais detalhes. Dessa forma, você será capaz de gerar sua própria energia em casa.

Sistema fotovoltaico

Os sistemas fotovoltaicos que são instalados nas casas e empresas para gerar a energia não são compostos só do conjunto dessas placas que formam o painel mas de diversos equipamentos. O objeto central deles é o inversor solar. Esse aparelho transforma a energia gerada pela placa em corrente contínua.

Esse é o tipo de energia consumida pelos nossos equipamentos elétricos em corrente alternada. É possível encontrar tutoriais para a fabricação própria deste equipamento, porém seu processo já é bem mais complexo e exige um grau de conhecimento mais avançado em eletrônica.

Existem também o trilho de sustentação para os painéis que serão alocados no telhado. Ele é composto por string box, cabos e demais componentes elétricos que formam o que é chamado de sistemas solares fotovoltaicos.

Estes se diferenciam entre os sistemas conectados à rede, chamados de On-Grid. Além dos os sistemas isolados, conhecidos como Off-Grid). A principal diferença entre os dois é a forma como a energia gerada, não a energia consumida, será alocada.

Nos sistemas conectados à rede, a energia é injetada na rede e emprestada para a distribuidora. Assim então, gerando os créditos energéticos criados e regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Estes sistemas precisam atender a várias exigências para serem aceitos pela distribuidora e conectados a sua rede.

Veja também:  Inversor Solar - O que é, como funciona e tipos de inversores

Os sistemas isolados no entanto, funcionam de outra forma. Eles usam o banco de baterias para armazenar o excesso de energia que será consumido quando o sistema não gera energia. Ou seja, durante a noite, a energia é armazenada no próprio aparelho.

Você pode ver então, que é possível economizar dinheiro fabricando o painel solar de forma caseira. No entanto, para conseguir aproveitar a energia gerada e usar ela de forma integral, é preciso fazer outros investimentos e arranjos. Por isso fique atento ao seu intuito final, em que tipo de energia você precisa gerar para o seu consumo.

Painel Solar Caseiro Fotovoltaico

No painel solar caseiro o material mais utilizado são as células fotovoltaicas. Elas são inclusive são usadas em placas solares comerciais que não podem ser fabricadas de forma caseira. Isso porque utilizam materiais semicondutores, de silício, e processos industriais que não podem ser replicados em casa.

Sendo assim, para fabricar um módulo solar caseiro, você primeiro deve comprar essas células. Da mesma forma que a placa solar comercial é a junção em série de várias dessas células conectadas e encapsuladas, o painel solar caseiro segue o mesmo padrão. Isso serve para encapsular essas células e dar mais resistência a elas.

A quantidade de células varia de acordo com a quantidade de energia que você pretende usar. As placas solares comerciais geralmente possuem cerca de 60 ou 72 células, com comprimento de 1,65 e 2 metros. A maior diferença entre o painel solar caseiro e o comercial é o material utilizado.

Agora que você já entende o processo, fica mais fácil saber o que procurar. Tente entender as necessidades da sua residência ou prédio comercial e a quantidade de energia que vai precisar. Depois procure o material necessário e mãos à obra.