Posso colocar mais painéis solares em minha instalação?

“Quem já possui um sistema solar fotovoltaico sabe o quão benéfico é essa energia. E se você notou que precisa gera ainda mais energia solar para sua casa ou empresas, veja aqui como colocar mais painéis solares em sua instalação existente e economize ainda mais com energia.”

A energia solar garante uma alternativa limpa e renovável para a geração de energia elétrica. Porém no Brasil a adesão desse tipo de energia ainda está em fase de crescimento. E hoje o número de pessoas que usam essa fonte de energia ainda não é muito grande. Se você quer investir em energia solar com painéis solares, fique atento as dicas que irão ser dadas nesse texto.

colocar mais painéis solares

O Brasil é o país ideal para se usar de energia solar. Isso porque seu clima tropical é banhado pelo sol a maior parte do ano. Portanto, é possível “coletar” por mais tempo a luz do sol e assim gerar mais energia. Diferente de outros países com clima mais frio, a geografia brasileira ajuda no momento de favorecer esse tipo de empreitada.

E não é apenas o sol que conta a favor desse tipo de fonte de energia. No país também é encontrado silício cristalino em grandes quantidades. Essa é a matéria-prima das células fotovoltaicas, usadas na formação dos painéis solares que coletam a luz do sol e transformam em energia.

Outro ponto positivo é que já que a eletricidade é consumida no local de produção as perdas por transmissão e distribuição de energia são reduzidas. Além disso, prédios que usam energia solar fotovoltaica fornecem também maiores volumes de eletricidade em momentos de maior demanda.

Como colocar mais painéis solares em seu telhado?

Se você já possui um sistema, pode instalar os painéis solares para usar mais energia ou reduzir a conta de luz. Tendo isso em mente existem alguns caminhos que você pode seguir. Entenda melhor agora como escolher a melhor opção para a sua situação e assim economizar.

Veja também:  Células Fotovoltaicas - O que é, Como funciona e o Efeito Fotovoltaico?

Uma opção é adicionar mais painéis ao sistema existente usando o inversor original que você já possui. Você pode ter até 20% a mais de painéis solares conectados ao seu inversor. Isso é, em comparação a potência pico nominal do inversor grid tie. Por exemplo, se você tem um inversor de 1,5 kW, pode ter até 1.8 kW de painéis conectados a ele.

Isso significa então que se o seu inversor for grande o suficiente, a adição de painéis solares é uma opção de baixo custo para conseguir mais energia. Então, dimensionar o seu inversor em 120% é uma opção para aumentar a sua produção de energia solar sem gastar muito. Porém você deve tomar certos cuidados.

Se a empresa que vai instalar os painéis adicionais não for a empresa que instalou o sistema original, você pode ter alguns problemas. Isso porque é possível que perca a garantia. Então fique atento para procurar saber se ela oferece esse tipo de serviço. Para que assim você não perca seus direitos.

É crucial que você instale painéis solares iguais ou muito semelhantes aos que você já instalou. Caso contrário o sistema pode apresentar problemas no futuro. Se você quiser instalar mais painéis do que o seu inversor suporta ou não consegue encontrar alguns que sejam compatíveis deve então procurar uma solução diferente.

Você pode substituir o seu inversor pequeno com um inversor maior e adicionar mais painéis. Uma alternativa é comprar um novo e maior inversor solar que funcione com baterias. Sendo assim, quando quiser trocar e puder comprar outra pode fazer a adição de um sistema de backup de baterias.

Se não gostou dessas opções, pode fazer uma mudança mais profunda. Você pode comprar um sistema fotovoltaico novo e instalar junto do seu sistema original. Até porque diversas vezes é mais barato adicionar um novo sistema fotovoltaico completo.

Veja também:  Como Instalar Energia Solar - Passo a passo para instalar em sua casa

Como pode ver, existem diversas maneiras de adicionar painéis solares em sua instalação. E ao expandir o seu sistema você pode gerar mais energia. Com isso, dá até pra aproveitar descontos na sua conta de luz. Isso porque existem programas específicos que dão conta desse tipo de geração de luz solar. Entenda melhor a seguir.

Posso colocar mais painéis solares

Custos com a nova instalação

Os gastos de instalação do sistema podem ser mais elevados do que a energia elétrica mais tradicional. No entanto, vale lembrar que depois de instalados os painéis e modos fotovoltaicos duram em torno de 25 a 30 anos. Portanto se achou caro, leve em consideração o valor total dos seus gastos a logo prazo.

Além disso, o governo brasileiro tem incentivado essa modalidade de energia com a nova resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A medida permite que os consumidores possam fornecer a energia que sobra em seus painéis solares em troca de créditos na fatura seguinte da conta de luz.

Como os módulos geram energia apenas durante o dia e pode ser caro manter baterias para armazenar a energia excedente durante a noite. Com isso é permitido então que o excesso de energia seja injetado na rede elétrica. Depois disso você recebe uma compensação, em kWh, da distribuidora.

Na prática o consumidor paga somente o valor da diferença entre a energia consumida da rede pública e o que foi gerado e colocado na rede. Para isso são instalados dois medidores, um para o consumo e outro para a geração.

Como você pode ver, existem diversas opções que permitem você colocar mais painéis solares em sua instalação já existente. Portanto se informe bem para entender como esses gastos irão refletir para você no futuro. Não esqueça que isso é um investimento. Então nem sempre o valor gasto agora vai ser logo recompensando. É um projeto a longo prazo.