Células Fotovoltaicas – O que é, Como funciona e o Efeito Fotovoltaico?

“Quando você olha para os painéis fotovoltaicos no telhado de uma residência, você já parou para pensar, qual o material empregado em sua estrutura? Neste artigo você vai conhecer as células fotovoltaicas.”

— A células fotovoltaicas são os componentes mais importantes do sistema solar fotovoltaico. São elas que transformam a energia captada do sol em energia elétrica para sua casa.

Células fotovoltaicas e efeito fotovoltaico

O que é uma célula fotovoltaica?

Os painéis solares ou placas solares são formados por uma união de estruturas muito menores constituídas de silício e conhecidas como células fotovoltaicas.

A célula fotovoltaica é o componente que recebe a luz solar e a converte em energia elétrica, porém uma única célula possui capacidade muito reduzida de realizar este processo, por isso várias delas são unidas e dão forma ao painel fotovoltaico que possui capacidade maior de conversão da energia solar em elétrica.

Efeito Fotovoltaico criado pelas células

O efeito fotovoltaico nada mais é do que o surgimento de uma corrente elétrica em um material exposto à luz solar.

As células fotovoltaicas são produzidas de um material semicondutor, conhecido como silício, que possui como uma de suas propriedades a de energizar os elétrons de sua estrutura quando exposto à fótons de luz.

O sistema fotovoltaico foi idealizado justamente para que essa energia gerada pelo contato dos elétrons do silício com a luz, fosse aproveitada  para a utilização residencial e comercial.

Outras partes que compõem um Painel Solar

As células são fabricadas em lâminas muito finas de silício e que se quebram facilmente, para garantir o seu perfeito funcionamento e evitar danos, além de unir várias células, surgiu os painéis solares. Aqui vamos entender como é a sua estrutura.

Veja também:  Qual Preço da Placa Solar Fotovoltaica no Brasil? Descubra!

O painel solar é formado da seguinte forma:

  • Moldura de Alumínio
  • Vidro Especial
  • Encapsulante – EVA
  • Células Fotovoltaicas
  • Encapsulante – EVA
  • Backsheet
  • Caixa de Junção

Moldura de Alumínio

A moldura de alumínio é o material colocado ao redor do painel com o intuito de garantir maior resistência para diversas situações como o transporte e a instalação.

Vidro Especial

O painel solar é formado por alguns componentes, sendo um deles um vidro especial que foi desenvolvido especialmente para este fim.

São vidros temperados de 4mm de espessura, que permitem a passagem da luz solar e protegem as células, por exemplo contra impactos de uma chuva de granizos.

Filme Encapsulante – EVA

O material encapsulante, mais conhecido como EVA possui a função de atuar na proteção das células fotovoltaicas, contra os efeitos prejudiciais dos raios ultravioletas e excesso de temperaturas.

É uma espécie de selador se fossemos comparar com uma parede a ser pintada que antes de receber a tinta recebe uma camada de selador para preparar a parede e proteger a tinta que será aplicada de efeitos como o da umidade por exemplo.

Essa é a função do encapsulante EVA, ser uma fina camada protetora e garantidora da longa vida útil das células fotovoltaicas.

O encapsulante é adicionado duas vezes ao painel, na parte frontal e posterior das células fotovoltaicas.

Célula Fotovoltaica

A célula fotovoltaica, você já conhece, como detalhamos no inicio do texto é o componente que recebe a luz solar e a converte em energia elétrica.

As células são produzidas de um material semicondutor, conhecido como silício, são muito finas com cerca de 2mm de espessura e frágeis. As células fotovoltaicas representam 60% do custo de um painel solar.

Veja também:  Como é feita a Fabricação do Painel Solar? Entenda!

BackSheet

O Backsheet é um filme branco colocado na parte de trás do painel solar A sua função é a de proteger as células fotovoltaicas e também ser um isolante térmico.

Caixa de Junção

A caixa de junção fica na parte de trás do painel solar, sendo uma espécie de quadro elétrico do painel solar, pois é ali que estão as ligações elétricas que conectam as células entre si.

Manutenção do Painel Solar

Agora que você já sabe que um painel solar é formado por diversas células e alguns outros componentes, chegou a hora de falarmos um pouco sobre a manutenção dos painéis a fim de garantir a maior vida útil possível dos seus componentes.

A manutenção para um sistema fotovoltaica é fácil e geralmente é feita pelo próprio usuário do sistema. Consiste na limpeza dos módulos em casos de acúmulo muito grande de sujeiras. O que também não é comum, pois os painéis solares possuem superfície anti-aderente que dificulta a deposição de sujeira e também possui a contribuição da chuva que sempre realiza o seu trabalho retirando a poeira acumulada nos painéis.

Conclusão

Neste artigo você teve a oportunidade de conhecer em detalhes os componentes que formam o painel solar e em especial como é formado e como funciona uma célula fotovoltaica.

É um prazer ter você aqui no Energyss acompanhando tudo sobre o mundo da energia fotovoltaica. Aguardo você no próximo artigo!