Aluguel de Painéis Solares – Vale a pena alugar um Sistema Fotovoltaico?

“Você sabia que é possível fazer aluguel de Painéis Solares e usufruir de todos os benefícios e vantagens que a energia solar proporciona de uma forma mais barata? Saiba como isso é possível!”

A aquisição de um sistema solar ainda é considerado um custo muito alto, por este motivo têm surgido no mercado algumas empresas com a proposta de alugar os equipamentos solares fotovoltaicos ao invés de vendê-los.

Aluguel de Painéis Solares

Como funciona o Aluguel de Painéis Solares?

Nesta modalidade, o cliente não tem altos custos com a aquisição ou instalação dos equipamentos.

A empresa fornecedora do serviço realiza a instalação dos equipamentos para o cliente em sua própria residência, ou até mesmo de forma remota e o consumidor paga uma tarifa mensal pelo serviço, que em troca gerará economia e descontos em sua conta de energia elétrica. Interessante não é?

om a expansão da energia solar no Brasil muitas ideias também estão surgindo para a democratização e acesso aos sistemas fotovoltaicos, sendo um deles o modelo de aluguel de painéis solares fotovoltaicos, mesmo que ainda pouco difundido no país.

Vale a pena Alugar Painéis Solares?

Por ser uma tecnologia relativamente nova e ainda em expansão no país, os custos para montagem de um sistema solar podem ser considerados altos. Porém com o aluguel de painéis solares o acesso a esta tecnologia é facilitado.

Você não precisa investir em um sistema completo! Você adquire um plano de aluguel de energia solar proporcional a sua necessidade e aproveita os descontos em sua conta de energia.

Será que realmente vale a pena investir em energia solar? Conheça então algumas vantagens deste sistema:

Vantagens da Energia Solar Fotovoltaica

Evite Surpresas

Com um sistema de energia solar você produz a sua própria energia e portanto fica livre de surpresas no momento que recebe a fatura. No Brasil, por exemplo, está em vigor o sistema de bandeiras tarifárias, onde há um acréscimo em sua conta de energia a cada 100 kW consumidos, com a energia solar você está imune a isso.

Veja também:  Energia Solar Fotovoltaica - O que é, como funciona o Sistema Solar?

Ótimo Retorno

A energia solar é considerada um investimento de ótimo retorno! A pessoa que opta pelo sistema, realiza um investimento inicial e o recupera em 4 a 8 anos, porém a vida útil do sistema é de 30 anos! Ou seja, durante o período restante o sistema de energia solar apenas gerará lucros para o consumidor com a redução de seus custos com energia.

Energia Limpa e Sustentável

A energia solar não causa impactos ambientais, sendo esta uma de suas principais vantagens e portanto é tratada como uma fonte limpa de energia, além de ser sustentável e disponível em qualquer parte do mundo.

A energia solar é considerada a fonte energética do futuro, ela não polui o ambiente, possui um custo muito menor se comparada às outras fontes energéticas e está disponível em qualquer lugar que tenha sol.

Instalação Simples

A instalação de um sistema de energia fotovoltaica é relativamente simples e rápida. O sistema é composto por painéis solares e um inversor.

Os painéis são posicionados geralmente no telhado da residência e o inversor junto ao quadro de distribuição. A sua instalação quando feita por profissionais capacitados não leva mais de 3 dias para já entrar em operação.

Baixa Manutenção

A manutenção do sistema de energia solar, não requer habilidades profissionais e é considerada bem simples, portanto em geral é feita pelo próprio usuário.

Para realizar a limpeza basta água e uma vassoura de cerdas macias para executar a tarefa, porém se os painéis estiverem instalados no telhado, é preciso o cuidado de garantir a segurança contra quedas.

Grande Vida Útil

O sistema possui grande vida útil, estimada em 30 anos. O período de retorno do investimento é de no máximo 8 anos, podendo ser até menor do que isso.

Veja também:  Qual Preço da Placa Solar Fotovoltaica no Brasil? Descubra!

Porém, assim que instalado o sistema da economia já começa e após o retorno do investimento, o sistema solar vira uma verdadeira fonte de renda, sendo considerado um investimento melhor que a poupança, por exemplo.

Conclusão

A modalidade de aluguel de painéis solares, é uma das ideias que estão surgindo para democratizar o acesso a esta tecnologia.

É como se fosse a assinatura de um plano de telefone ou TV a cabo, mas trata-se de uma assinatura para serviços de energia e que ainda gera descontos maiores do que o valor pago mensalmente pelo serviço alugado.