Principais vantagens de solicitar financiamento solar fotovoltaico

“Quer saber as principais vantagens de solicitar financiamento solar fotovoltaico para sua residência ou empresa antes de decidi-lo? Está no lugar certo! Continue a leitura do nosso conteúdo e confira!”

O sistema fotovoltaico é uma das maiores tendências do mundo quando falamos de fontes de energia renovável. Apesar do custo inicial do sistema solar ainda assustar bastante o consumidor, esse sentimento começa a mudar analisando o longo prazo do negócio.

vantagens de solicitar financiamento solar

Fica fácil perceber que o sistema tem o reembolso a longo prazo, em alguns anos, com os desconto obtidos na conta de luz, mês a mês. Porém ainda sim, a tendência é que seus preços caiam ainda mais, de maneira gradativa, a medida que a tecnologia avance.

— O Sol nasce para todos, em qualquer lugar do mundo, com a variação apenas da força de seus raios. Assim, ela é uma fonte inesgotável de energia.

Bem, enquanto a tecnologia não avança a ponto dos preços ficarem mais acessíveis, temos que lidar com o fato dele ser bastante caro. Mas, é justamente pensando nesse contexto que linhas de financiamento de energia solar fotovoltaica passaram a existir. Você sabia da existência de seu financiamento? Está curioso para saber? Leia nosso artigo até o fim, vamos detalhar tudo a partir de agora.

Como funciona o Financiamento Solar?

O Governo Federal, na intenção de incentivar as instalações de sistemas fotovoltaicos, criou algumas linhas de crédito. Assim, a instalação dos equipamentos ficariam mais acessíveis para os brasileiros. O Consórcio Nacional Solar, o Producard, a Linha de Financiamento Economia Verde e o Fundo Clima são algumas das instituições que oferecem essa linha de crédito.

Dessa maneira, o fundo faz uma análise do crédito para o cliente que solicita o financiamento, é um processo simples. Após isso, dependendo da decisão, até 100% do valor dos equipamentos poderá ser emprestado, e o prazo de pagamento será de até 240 meses.

Veja também:  Veja o que é necessário para abrir uma empresa de energia solar

Principais vantagens de solicitar financiamento solar

Quais as vantagens de solicitar financiamento solar fotovoltaico?

A economia mensal na conta de luz já paga a mensalidade do financiamento

O custo relativo a esses sistemas é variável, pois irá depender do quanto de valor energético aquela casa necessita.

Por exemplo, uma casa com duas pessoas costuma, em média, necessitar de 1,5 kWp de energia gerada. Para esse caso, o custo dos equipamentos e o sistema montado deverá ficar na casa dos 15 mil reais. Ao fazer uma conta simples, dividindo esses 15 mil reais por um parcelamento de 120 meses, proposto em alguns financiamentos, teríamos cerca de R$200,00 de parcelamento mensal.

Esse valor não fica tão distante ao que nós precisamos pagar mensalmente para as geradoras de energia. Cada situação irá apresentar resultados diferentes, mas é uma grande verdade que o custo mensal da parcela será praticamente o mesmo que você paga a uma operadora.

Além disso, quando o parcelamento acabar, você terá toda a vida útil restante do sistema de lucro, sem pagar nada a mais na luz. E vale destacar que esses sistemas duram em média, 25 anos.

Fatores como taxa de juros que cada banco cobra, custo real do sistema e o valor a ser gerado mensalmente irão mudar sua parcela. Assim, cabe ao cliente ficar atento a valores que se enquadrem a sua realidade e necessidade.

Prazo de pagamento

Como já destacamos, nos casos mais extremos temos até 240 meses (20 anos), para o pagamento integral do empréstimo. É claro que quanto maior for a parcela, maior será o juros, mas novamente, isso deve ser analisado pelo cliente.

A grande verdade é que o pagamento dessas parcelas, de uma maneira geral, se mostra imperceptível. Afinal, já é mais do que comum o pagamento mensal da conta de luz. Porém, aqui nós temos a vantagem também de saber exatamente o valor a ser pago, afinal a parcela não muda.

A liberação do dinheiro do financiamento não costuma demorar muito, logo essa será uma definição bastante rápida.

Garantia de lucro

Colocando tudo na ponta do lápis, talvez você fique com um pé atrás, afinal a parcela dá a sensação de que não estamos economizando nada, muito pelo contrário, porém essa é uma sensação equivocada. Estamos analisando apenas o curto prazo das coisas, mas elas vão muito além do hoje.

Veja também:  Vender Energia Solar - Como Produzir e Gerar Lucro com Energia Solar

Perceba que por mais que você financie tendo que pagar parcelas mensais por 10 anos, ainda sim você terá 15 anos com o sistema gerando energia para você sem precisar pagar conta de luz ou parcelamento com banco. Logo, seja hoje ou amanhã, o lucro é certo, ele virá, é um sistema confiável.

Pense no seu futuro

Já deu para perceber que esse é um investimento que pensa no futuro, certo? Então vamos lá… quanto tempo você se imagina na sua atual casa? Isso precisa ser levado em consideração, e muito. Todo o plano descrito aqui neste artigo cerca o caso que você tenha um imóvel já definido e que esse fato não irá mudar tão cedo. Então pense bem se esse imóvel “é para você” a longo prazo, para assim decidir investir pesado nela com esse sistema.

Conclusão

São muitas as vantagens de solicitar financiamento solar para sua casa e até mesmo para empresa. Escolha uma instituição que você confia e que ofereça condições atrativas. Pois como você pode ver, o lucro com a energia solar é certo!