Vantagens de Financiar Sistema Solar Fotovoltaico – E desvantagens

“Ter um sistema solar em sua residencia pode ser muito benéfico. O principal problema é que custa caro. Uma alternativa para arcar com os custos é o financiamento. Descubra aqui as vantagens de financiar sistema solar e também as desvantagens.”

A decisão de financiar um sistema solar é algo que deve ser pensado com muito tempo e cautela, para que não haja prejuízos e arrependimentos. Sabemos que a principal vantagem do equipamento solar é a economia no custo da energia elétrica, porém também precisamos estar atento as desvantagens que o sistema pode trazer.

Vantagens de Financiar Sistema Solar

Se você está com essa dúvida, você está no post certo. Aqui iremos falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens de financiar um sistema completo de energia solar fotovoltaica.

Ter toda a informação possível – tanto negativa quanto as positivas – sobre o sistema de energia solar é muito importante para que você tome a melhor decisão. E, pra falar a verdade, há situações em que comprar um equipamento de energia solar pode não ser a melhor opção para a sua estratégia de economia.

Porém, em muitos outros casos, as vantagens de instalar um sistema solar fotovoltaico ultrapassam as desvantagens. Saiba quais são os prós e contras desvantagens e compare-as para saber se realmente vale a pena para sua estratégia.

O que é o sistema de energia solar?

Um sistema de energia solar é aquele sistema capaz de gerar uma energia através somente da radiação solar. Hoje em dia existem dois tipos de energia sistemas solares, que são os Sistemas Isolados e os Sistemas Conectados à Rede.

  • Sistema Isolado: Normalmente utilizado em locais remoto, o sistema isolado é visto em locais onde o custo para obter energia elétrica é muito grande. Lugares comuns dos quais eles podem serem vistos é casas do campo, bombeio de água e iluminação.
  • Sistema Conectados à rede: Consegue substituir 100% a energia que é disponível pela rede elétrica.

Desvantagens de financiar sistema solar fotovoltaico

A instalação tem um preço salgado

Mesmo muito conhecida hoje em dia, não podemos negar que a energia solar ainda tem um custo bem alto quanto falamos a nível Brasil e alguns lugares da Europa, e que o investimento feito é a longo prazo, ou seja, pode levar muitos anos para começar a dar retorno.

Veja também:  Producard para Energia Solar - O que é e como funciona?

Então, se a sua intenção é começar a lucrar com ela, pense que ela só serve com uma boa garantia a longo prazo. Saiba que, também, muitas despesas da instalação podem ser diminuídas com as opções e tipos de financiamento de energia solar. Informe-se com os credores que você pretende contratar o serviço o que pode e o que não pode ser incluído no financiamento e os benefícios que isso lhe trará.

Reembolso de investimento a longo prazo

Conforme citamos acima, ter um sistema de energia solar em sua residência ou empresa, em alguns casos, não é nada barato. Mesmo que você opte por financiamentos com arrendamento existem alguns custos iniciais que precisam ser pagos. Entretanto, a longo prazo, a redução de custos que você terá pode trazer muitos benefício.

Sua localização pode ser um fator de você não ter um bom retorno

A captação da energia solar está diretamente ligada a localização dos equipamentos. Isso acontece porque é justamente esses painéis que irá captar a luz solar e liberar energia para a sua empresa ou casa.

Claro que a quantidade de painéis podem ser o diferencial para você, mas uma boa localização na hora de instalar pode ser o diferencial.

Vantagens de Financiar Sistema Solar Fotovoltaico

Vantagens de financiar sistema solar fotovoltaico

Apesar de ter todas as desvantagens que mencionamos acima, o financiamento de energia solar no Brasil pode ser uma boa ideia também. Por isso, deixamos aqui as vantagens para que você consiga colocar na balança se ele pode ou não ser interessante.

Confiável e muito fácil de manter

A grande vantagem de se ter um sistema solar não é somente a economia que você terá durante muito tempo, mas sim, que os painéis solares que serão colocados na sua casa ou empresa duram algo próximo de 25 anos. Ou seja, você irá economizar muito dinheiro em energia elétrica durante esse tempo.

Veja também:  Consórcio Nacional Solar - Como funciona e como contratar?

Por isso, indicamos que você procure o melhor lugar que coloque os painéis para você, assim você terá a certeza que ele poderá chegar a essa quantidade de anos e até mesmo ultrapassar.

Avalie o seu equipamento solar para que ele garanta a qualidade máxima do que você busca e precisa para sua casa ou empresa, afinal de contas, é um grande investimento.

Você consegue economizar

Todo mundo gostaria de economizar dinheiro – tanto em casa como em sua empresa – com eletricidade, por essa razão investir em energia solar, é o ideal. E, de acordo com o seu custo mensal, sua localização e da eficiência da sua instalação, você conseguirá eliminar totalmente os gastos.

Outra coisa bem interessante da energia solar é que dependendo da quantidade que você consegue captar diariamente, você pode até mesmo ganhar um dinheiro fazendo uma locação da mesma ou vender energia solar para as concessionárias. Pois, o acumulo de energia em seus painéis solares não é apenas utilizado para alimentar suas instalações.

Se pensarmos a curto prazo, realmente ela pode não ser uma boa ideia, mas se você pensar um pouquinho mais a frente, você poderá ver facilmente que irá conseguir economizar milhares de reais em custos de eletricidade.

Conclusão

Mesmo com tantas controvérsias, financiar sistema solar fotovoltaico pode ser uma ótima opção para você e sua família. Porém, isso só será interessante para você se seus planos seja ter uma economia de dinheiro a longo prazo. Pois, a curto prazo, ela costuma gerar sempre mais gastos com a instalação.

Mas, se você acredita que pode ser uma ótima forma de você economizar e guardar dinheiro, ela vale muito a pena. Faça as contas e se prepare, os painéis solares podem ser o que você estava procurando.