Como, quem pode e porque Financiar Energia Solar Fotovoltaica em 2019?

“O investimento em energia solar ainda é muito alto no Brasil. Mas, para aqueles que não possuem o capital suficiente mais gostariam de usufruir de uma energia limpa e sustentável, saiba que pode financiar totalmente o sistema solar. Veja como, quem pode e porque financiar energia solar fotovoltaica.” 

Atualmente podemos notar que as mudanças na captação e geração de energia elétrica ocorrem frequentemente, observando o grande crescimento de desenvolvimento de novas tecnologias e o modo que elas estão se tornando acessíveis aos interessados em investir em energia solar.

porque Financiar Energia Solar

O interesse de muitas empresas por fontes alternativas de energia elétrica (energia limpa) incentivou o mercado em muitos aspectos, inclusive o crescimento de financiamentos de energia solar, públicos ou privados.

Com isso, as opções e tipos de linhas de financiamento solar aumentaram significativamente no Brasil e no mundo. Neste post iremos abordar este assunto para que você saiba como financiar energia solar e quais são as melhores opções de crédito para a sua necessidade.

Quem pode financiar energia solar?

Podem financiar energia solar, pessoas físicas e jurídicas. De acordo com a Resolução nº 687/2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que autoriza centrais de geradores de energia elétrica, que utilizem cogeração qualificada, conforme regulamentação, ou fontes renováveis de energia elétrica, conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras.

Ao contratar o serviço e a conexão for feita, de forma segura, na empresa ou residência do contratante, permite que o mesmo se torne auto-produtor de energia e tenha alto rendimento e economia.

As condições são mais atrativas para pequenas e médias empresas que decidiram investir em energia solar. O financiamento para está categoria conta com alguns diferencias, como juros baixos, longos prazos e, em alguns tipos de financiamento, descontos ou bônus para quem paga em dia as parcelas.

Veja também:  Producard para Energia Solar - O que é e como funciona?

As taxas de juros no financiamento solar, em média, não ultrapassa os 4% ao mês e os prazos para pagamento podem chegar a 18 anos em algumas instituições e opções de crédito.

Por que iniciar um financiamento solar?

Essa é umas das principais dúvidas que cercam as pessoas jurídicas e físicas no momento de decidirem investir em um equipamento de energia solar para sua empresa ou residência: Por que financiar energia solar?

A resposta é simples: o sistema solar fotovoltaico deve ser encarado como um investimento, investindo no presente para colher retornos no futuro, pois um sistema fotovoltaico dura mais que 25 anos. Certamente, você deverá mexer em seu caixa para contratar o financiamento, porém o retorno financeiro a longo prazo é o melhor benefício.

Uma forma de aproveitar ao máximo o retorno sobre o investimento é o pagamento à vista ou parcelamento sem juros (em poucas vezes), dessa forma você irá economizar nos custos dos juros do financiamento.

O que é necessário para financiar energia solar?

Antes de tudo, para financiar energia solar, o contratante precisa de uma estratégia/projeto e um orçamento de instalação de sistema de geração solar. Para isso, dirija-se a uma empresa especializada em instalação de painéis solares, com vasta experiência e confiável no mercado.

Algumas instituições financeiras e bancos contam com requisitos para aprovação de projetos, ou seja, somente serão aceitos projetos de empresas que estejam regularizados junto ao CREA e que tenham as certificações adequadas.

Após fazer o projeto de energia na empresa especializada e orçar no banco de sua preferência, você pode ir para o próximo passo, a negociação. Na negociação, você terá toda a informação sobre taxas de juros, os cálculos de amortização e o acordo do valor das mensalidades do seu financiamento.

Veja também:  FCO Banco do Brasil - Financiamento Solar Rural e Empresarial

Sua proposta irá para a analise de risco e crédito, caso aprovado o financiamento será liberado.

Uma dica importante: Veja se você está realmente de acordo com tudo o que foi lhe passado e se o financiamento não implicará no seu orçamento financeiro. Não feche o primeiro contrato que lhe for proposto. Pesquise em diversas empresas e instituições bancárias e escolha aquela que irá suprir suas necessidades com um preço que cabe no seu bolso.

Agora que você conhece os benefícios e o por que pode ser uma escolha instalar um sistema solar em sua casa ou empresa, basta se dirigir a uma instituição bancária ou loja especializada em energia solar e fazer a sua cotação, se estiver de acordo e as parcelas couberem em seu bolso, assine o contrato.

Mas, lembre-se, o investimento em energia solar fotovoltaica é a longo prazo. Você poderá obter o retorno em 4 à 8 anos.