Financiamento Solar Banco do Nordeste (BNB) – Como contratar?

“É residente da Região Nordeste do Brasil e busca formas de financiar o seu sistema de energia fotovoltaica? Conheça o financiamento solar Banco do Nordeste e comece a economizar com energia elétrica.”

Foi-se o tempo que a energia solar fotovoltaica era uma realidade distante ou fora do alcance do brasileiro. Além desse sistema ter barateado consideravelmente nos últimos anos e com tendência de baratear mais, muitas instituições oferecem modelos de financiamento que ajudam aquelas pessoas que não possuem o valor de investimento na íntegra mas poderia pagar caso ele fosse parcelado. E essa parcela fica bem baixa, acessível mesmo, principalmente quando levamos a economia mês a mês com a luz em consideração.

Financiamento Solar Banco do Nordeste

Bem, hoje iremos falar sobre mais um banco que financia e ajuda a disseminar a energia solar no Brasil, é o Banco do Nordeste, com a linha de crédito FNE Sol.

Qual a área de cobertura do Financiamento Solar do Banco do Nordeste?

A instituição usa do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (ou FNE), assim o banco atende especialmente as pessoas dessa região.

Porém, o governo criou também outras modalidades, recebendo incentivos de outras vias e que assim, possibilitaram atendimento a outras regiões. Essa verba vem do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte e do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste.

O financiamento do Banco do Nordeste

Todo e qualquer cliente do Banco do Nordeste que tenha crédito aprovado pode solicitar o financiamento. Para estes, até 100% do valor a ser pago nos equipamentos e instalação serão cobertos. Essa cobertura serve para equipamentos de fonte fotovoltaica, eólica, biomassa ou de micro-centrais hidroelétricas.

É possível escolher formas de garantia distintas no negócio, ficando ao critério do cliente escolher entre fiança, alienação fiduciária ou hipoteca.

Veja também:  Como homologar sistema de energia solar fotovoltaico

No total, nove Estados do país são beneficiados pelo financiamento, são eles: Alagoas, Ceará, Maranhão, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. Além disso a região norte do estado de Minas Gerais e do Espírito Santo também possuem direito. Todos esses estados apresentam isenção do ICMS através de um convênio chamado CIM 16, do Confaz.

O Banco do Nordeste oferece hoje financiamento para diferentes grupos de pessoas e empresas. Atende a pequenas, médias e grandes empresas, produtores, empresas rurais e espaços residenciais. Fato que facilita demais o acesso a essa tecnologia para todo o público. Para pessoas físicas, o prazo máximo de pagamento do financiamento é de 12 anos, com 4 anos de carência.

Como solicitar o financiamento solar Banco do Nordeste (BNB)?

Antes de mais nada, o primeiro passo é procurar por uma empresa especializada no ramo e que seja de confiança. Procure pelo feedback das pessoas na internet, se conhecer alguém que possui esses sistemas melhor ainda. Enfim, se certifique de contratar bons profissionais, a qualidade da instalação do sistema solar irá refletir no bom funcionamento do equipamento.

Com essa empresa já determinada, vá até ela e solicite um orçamento, ele é gratuito. Agora sim, com o documento especificando o orçamento em mãos, vá até a uma agência do banco do nordeste mais próxima de sua casa. Assim, você poderá efetuar o cadastramento e a negociação do contrato e suas condições.

Após isso ainda será necessário aguardar resposta do banco, que irá analisar seus documentos e histórico para determinar o liberação do crédito ou não. Quando finalmente tudo estiver certo, um acordo será assinado entre o cliente e o banco.

O valor total não é liberado de uma vez só, 70% dele será emprestado na entrega do equipamento, 15% após a conclusão da instalação e os outros 15% quando o sistema tiver sido ativado no sistema de compensação da concessionária de energia.

Veja também:  Energia Sustentável - Tudo sobre as Fontes de Energia Inesgotáveis

Suas taxas de juros

Com taxas de juros bastante atrativas, o Banco do Nordeste apresenta uma linha de financiamento solar muito interessante em relação aos outras opções de financiamento para energia solar no Brasil.

As parcelas são projetadas de maneira a ficar o mais próximo possível da economia esperada pelo sistema gerador. Ou seja, a ideia é que o valor da parcela paga mensalmente equilibre o valor da economia na conta de luz, impactando o menos possível a receita da pessoa.

As taxas de juros variam de acordo com o setor do empreendimento que pede o financiamento. Já para as pessoas físicas, o juros é de 6,24% ao ano, uma taxa bastante inferior à média dos outros bancos privados.

O Banco do Nordeste oferece um simulador, onde você poderá colocar todos os seus dados e ter uma ideia de como será negociado o financiamento para seu caso. É possível acessar o simulador aqui.