Financiamento de Energia Solar BNDES – Como funciona e como contratar?

“O Banco Nacional do Desenvolvimento incentiva muito a produção de energia solar no país e para ajudar o cliente arcar com as despesas de um sistema, oferece o financiamento solar. Saiba quem pode e como contratar o financiamento de Energia Solar do BNDES.”

Uma ótima noticia para aqueles que desejam produzir sua própria energia elétrica, é que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social simplificou as regras e flexibilizou o financiamento de energia solar BNDES, para dar ainda mais apoio aos projetos de energia solar fotovoltaica em todo o território nacional.

Financiamento de Energia Solar BNDES

Desde 2014 a instituição possibilita que a micro, pequenas e médias empresas possam ter acesso ao financiamento de energia solar BNDES. E com o intuito de aumentar as participações nos financiamentos do setor, o banco melhorou as regras para o estimular e consolidar o mercado e a industria de energia solar fotovoltaica no Brasil.

Ainda não sabe o que é o BNDES e como funciona o financiamento de energia solar através dele? Então continue a leitura. Neste post, iremos abordar o assunto para esclarecer todas as suas dúvidas. Confira!

O que é o BNDES?

Fundado em 1952, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é o principal instrumento do Governo Federal para a realização de financiamentos de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia do país.

O objetivo do banco é incentivar os empreendedores, inclusive pessoas físicas, a inovação, modernização, expansão, o desenvolvimento regional e o socioambiental, tendo em vista sempre a geração de novos empregos, renda e inclusão social para o Brasil.

Portanto, dentro o enorme leque de opções de financiamento o BNDES financia a energia solar e também outras fontes de energia renovável e limpa.

Quem pode solicitar o financiamento solar BNDES?

Cada modalidade de financiamento de energia solar BNDES é destinado a um ou mais grupos específicos de clientes, sendo eles:

  • Pessoas físicas;
  • Pessoas jurídicas (empresas);
  • Empresários individuais e microempreendedores;
  • Produtores rurais (pessoas físicas e jurídicas ou cooperativas);
  • Entidades, órgãos e administração públicos, à exceção da União;
  • Fundações, associações e cooperativas.
Veja também:  Principais linhas de financiamento de energia solar no Brasil

Como solicitar o financiamento de energia solar BNDES

Para ter um financiamento dessa linha de crédito, as máquinas e equipamentos deverão estar obrigatoriamente registradas no BNDES de acordo com os critérios.

As empresas poderão financiar a aquisição do sistema fotovoltaico de duas maneiras: diretamente com o BNDES para grandes projetos, como leilões de energia ou projetos de eficiência energética ou indiretamente, para pequenos projetos e compra de equipamentos através de agentes financeiros.

Quais as taxas de juros do Financiamento Solar BNDES?

Os juros variam de acordo com a operação realizada na aquisição do financiamento. Para a forma de aquisição direta com o BNDES a taxa de juros é calculada da seguinte forma: Fator Custo Financeiro X Fator Taxa do BNDES (com remuneração do BNDES e taxa de risco de crédito) -1.

Financiamento solar BNDES

A aquisição de forma indireta, feita através de uma agente credenciado BNDES é calculada da seguinte maneira: Fator Custo Financeiro x Fator Taxa do BNDES (inclui a remuneração do BNDES + taxa de intermediação financeira) x Fator Taxa do Agente Financeira -1.

tabela financiamento solar BNDES

Qual o valor do crédito e o que pode ser financiado pelo BNDES?

O valor do crédito disponibilizado irá depender do porte da empresa e de sua capacidade de pagamento do projeto. Um ponto principal observado pelo BNDES é o índice de Cobertura do Serviço da Dívida Global do Projeto (ICSD) que deve ser de no mínimo 1,3, aferido anualmente.

Além disso, são necessários algumas garantias:

  • Para apoio direto: É preciso garantias reais de pagamento (como hipoteca, penhor, recebíveis, etc) e/ou garantias pessoais (como fiança ou aval), estabelecida no momento da análise da operação.
  • Para apoio indireto: Negociadas entre a instituição financeira credenciada e o cliente solicitante.
Veja também:  Financiamento Solar BV Financeira - Como contratar e Vantagens?

A linha de crédito de energia solar do BNDES financia implantação ou ampliação de empresas que desejam gerar sua própria energia elétrica através de fontes de energia renovável. Confira:

  • estudo e projetos;
  • obras civis;
  • montagem e instalação de equipamentos;
  • móveis e utensílios;
  • treinamento;
  • despesas pré-operacionais;
  • máquinas e equipamentos nacionais novos credenciados no BNDES; e
  • máquinas e equipamentos importados sem similar nacional.

Para ter acesso a tudo que pode ser financiado pelo BNDES, clique aqui.

Amortização do financiamento de energia solar BNDES

O prazo de pagamento é de até 20 anos (para financiamento de energia solar, hidrelétricas, biomassa e outras fontes alternativas) e de 16 anos (para energia eólica e termelétricas a gás natural em ciclo combinado). Este prazo esta estipulado baseado na capacidade de reembolso da empresa solicitante e do seu grupo econômico.

O período de carência é de 6 meses após a inserção do projeto em operação comercial. Ao longo do período de carência, os juros serão capitalizados.

E então leitor, conseguimos esclarecer para você como contratar e como funciona o financiamento de energia solar BNDES? Deixe seu comentário e compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares nas redes sociais.