Como funciona Financiamento Solar no Brasil

“Decidiu instalar um sistema solar fotovoltaico em sua casa ou empresa, mas o dinheiro está curto? Saiba aqui como funciona financiamento solar no Brasil e onde encontrá-lo. Confira!”

Muitas pessoas buscam diferentes métodos e formas de economizar em seus gastos com energia elétrica e, para isso, a instalação de um sistema completo de energia solar é a melhor opção, tanto para sua casa ou empresa.

Como funciona Financiamento Solar

Não são todas as pessoas que possuem fundos disponíveis para arcar com as dispensas desse sistema. Pois, um sistema completo pode passar facilmente os R$ 15 mil reais. Com isso, muitas pessoas recorrem ao financiamento de energia solar.

No exterior, é comum a utilização de energia solar em residências e empresas, já no Brasil estima-se que, nos próximos anos, a procura por produtos e serviços relacionados a energia solar aumente, por aqueles que desejam diminuir seus gastos com energia.

Neste post iremos falar sobre o assunto e como funciona financiamento solar no Brasil, e também como consegui-lo já que com o passar do tempo esse método de vida vem aumentando cada vez mais.

Opções de financiamento de energia solar

As principais formas e métodos de financiar o seu sistema solar são:

  1. Pegar empréstimo ou financiamento para adquirir equipamento solar;
  2. Alugar o equipamento solar com contrato de compra ou arrendamento de energia solar;
  3. Comprar equipamento solar fotovoltaico com seu capital próprio.

Como funciona financiamento solar no Brasil e onde contratar?

Você pode contratar o financiamento de energia solar em bancos privados locais e federais, empresas de financiamento de energia solar, fabricantes, cooperativas de crédito, plataformas de crédito e empréstimos coletivo (peer-to-peer).

Mas, assim como qualquer outro financiamento feito no Brasil, o financiamento solar irá variar muito de banco para banco. Por este motivo, a pesquisa é essencial. Pesquisar irá ajudá-lo a escolher a melhor opção de financiamento para a sua casa e sua empresa, e também para seu bolso.

Veja também:  Financiamento Solar BV Financeira - Como contratar e Vantagens?

Alguns sites e bancos contam com a possibilidade de você simular o financiamento antes de você decidir ou não fechar um negócio. É claro que ali os valores não serão exatos, mas sim uma pequena base do quanto você precisa e o quanto de juros a empresa irá cobrar já que isso também está relacionado a quantidade de parcelamento e a sua renda mensal.

Bancos que você pode financiar energia solar

  • Financiamento de energia solar Santander
  • Financiamento de energia solar Banco do Brasil
  • Financiamento de energia solar BNDES
  • Financiamento de energia solar Construcard
  • Financiamento de energia solar Bradesco
  • Financiamento de energia solar Itau
  • Financiamento energia solar Sicredi
  • Financiamento energia solar BV Financeira

Documentação necessária para financiar um sistema solar

Os documentos necessários também podem variar de um banco para o outro dependendo exclusivamente do quanto você irá precisar para adquirir um sistema solar fotovoltaico e se você concorda com as taxas de juros.

Porém, como todos nós sabemos, existe um padrão de documentos, como por exemplo:

  • RG ou CNH;
  • CPF (se não constar no RG);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;

Porém, saiba que, a melhor opção de financiamento solar no Brasil é através do próprio capital, além disso, outra boa alternativa é o empréstimo com garantia de imóvel, que sem dúvidas trará muito mais economias a longo prazo.

Empréstimo coletivo (p2p) para financiar energia solar

Essa nova modalidade de investimento de dinheiro tem revolucionado o mercado financeiro de todo o mundo, principalmente porque basta apenas de uma plataforma especializada para realizar o negócio. Tem sido algo muito procurado pelos empreendedores devido a taxa de juros ser consideravelmente menor, além disso, os investidores têm um retorno muito grande de seus investimentos.

Veja também:  Financiamento Solar Construcard - Como funciona e como contratar?

Todo o processo é muito simples. Um empreendedor que esteja precisando de crédito seja para colocar um projeto em prática ou para investir em melhoras em sua empresa (como a aquisição de equipamentos solares), ou mesmo para pagar dívidas, basta acessar a plataforma do peer to peer e faz o cadastro de uma solicitação do empréstimo.

Conclusão

Com o tempo, as opções de banco cresceram muito e com elas novas oportunidades. Assim como mostramos acima, para você conseguir o financiamento solar você tem uma ampla opção de banco e valores.

É importante que você se atente as suas necessidades e o que pode lhe dar condição de pagar ou não. Não feche um negócio se você poderá se prejudicar com ele futuramente. Lembre-se, o investimento em energia solar é a longo prazo e é preciso paciente.