Consórcio Sustentável Sicredi – Como funciona e quais as vantagens?

“Já pensou em um consórcio para energia solar? Esse é o Consórcio Sustentável Sicredi. Saiba como a modalidade funciona e como contratá-lo para comprar o seu sistema solar fotovoltaico.”

— As fontes de energia renovável tem crescido consideravelmente nos últimos anos, e isso é uma tendência em todo o mundo.

Consórcio Sustentável Sicredi

Diante de um cenário onde a natureza dá provas dos erros humanos, buscar meios de diminuir a poluição se mostrou necessário. E uma delas, é sem dúvidas a maneira como geramos nossa energia elétrica.

Levando em consideração os meios tradicionais temos grandes problemas a serem resolvidos, isso por dois fatores: o fato deles necessitarem de um combustível fóssil e que mais cedo ou mais tarde irá acabar e a sua emissão de poluentes na atmosfera, além de desflorestamentos e eliminação de vida animal na região onde se instala tais estruturas.

Assim a humanidade se vê obrigada a se adaptar. Dessa maneira surgiu as fontes de energia renovável, fruto de estudos em áreas distintas.

Apesar de essa ser uma tendência mundial, aqui no Brasil ela é pouco discutida e a grande massa da população provavelmente nem as conhece ou sabe de sua importância para o futuro. Isso é um problema, pois sem conscientização, a procura acaba sendo baixa. E mesmo do ponto de vista de quem já conhece, o preço ainda assusta.

É pensando nisso, que projetos para tornar esses sistemas mais acessíveis foram criados. Temos o Consórcio Sustentável Sicredi como um deles, iremos agora falar mais sobre, então continue lendo esse artigo.

O que é o Consórcio Sustentável Sicredi?

O Consórcio Sustentável da Sicredi nada mais é que um sistema cooperativo onde será depositado um valor mensal. Esse sistema de financiamento é então diferente de um empréstimo, aqui seu funcionamento se parece mais a uma poupança. Dessa maneira, todos os meses, sorteios e lances ocorrem e você poderá conseguir seu equipamento ecoeficiente.

Veja também:  Como funciona Financiamento Solar no Brasil

Exemplo: Suponha então que eu estou a 80 meses pagando mensalmente um valor x para esse sistema de compra cooperativa. Até então eu apenas gastei dinheiro, mas chega o mês 81 e sou sorteado, pronto, terei direito ao meu equipamento solar sem a necessidade de dispor de recursos extras.

Mas estou falando apenas de um dos pontos desse sistema de negócio. Pois o principal fator é a possibilidade que ele te dá de efetuar a compra de painéis solares ou geradores eólicos, além de equipamento para reutilização de água usada. Ou seja, a ideia aqui é ajudar o meio ambiente e proporcionar uma economia mensal em suas contas.

O prazo para o pagamento desses equipamentos variam de 60 a 120 meses. O produtos parcelados variam de 7 mil a 350 mil reais, e o melhor, esses parcelamentos não possuem qualquer juros, como nos empréstimos convencionais.

Esse sistema então possui pontos positivos e negativos em comparação ao empréstimo. Separei alguns pontos de vantagem e desvantagens do consórcio solar Sicredi a seguir, vamos lá!

Vantagens:

  • Será possível ter o equipamento por um preço abaixo do que seria pago em um empréstimo;
  • Nenhuma necessidade de lidar com as taxas de juros presentes em bancos;
  • Não existe necessidade de expor informações bancárias pessoais, como ganho mensal;
  • O sistema é de simples funcionamento, o seu pagamento por exemplo pode ser feito em débito automático em sua conta corrente;
  • A pessoa tem todo a liberdade de escolher a marca, o modelo e onde o equipamento será instalado.

Desvantagens:

  • Podem passar meses e mais meses e você não conseguir ser sorteado em momento algum;
  • Não possui controle algum de qual mês terá o equipamento, caso seja uma ideia para ser implementada hoje, seria um problema seguir essa estratégia;
  • O empréstimo disponibiliza até 240 meses para o pagamentos dos equipamentos, enquanto aqui teremos até 120 meses.
Veja também:  Principais benefícios da energia solar em zonas urbanas e rurais

Como contratar o Consórcio Sustentável Sicredi?

A solicitação de contratação do consórcio solar é bem simples e feita pessoalmente em uma das suas agências. Além disso, muitas orientações podem ser encontradas no site da Sicredi, que pode ser acessado clicando aqui.

Conclusão

O Consórcio Sustentável Sicredi vale a pena tanto do ponto de vista ambiental quanto do financeiro. Situações como em desperdício de luz em empresas pelo uso de lâmpadas que não são de led ou na instalação de painéis solares, que nesse mesmo contexto significaria numa diminuição considerável na conta de luz.

A parcelas mensais do consórcio são bastante acessíveis para todos, sendo um modelo bastante inclusivo. Além disso, é possível conseguir descontos especiais na compra desses equipamentos. Precisamos lembrar que o pagamento é feito à vista pelo consórcio, logo, oportunidades de bons preços surgem com facilidade.