Selo Procel – O que é, para que serve e quais as vantagens?

“O selo procel, aposto que você já viu, mas, não sabia o que era. Se você quer saber o que é e para que este selo serve, está no lugar certo! Falaremo tudo sobre ele neste texto. Continue a leitura e confira.”

— Na hora de comprar um equipamento elétrico em qualquer loja, este selo está lá, presente nos equipamentos. Muitas pessoas nem o notam e poucos buscam entender o que ele quer dizer.

Mas, saiba que ele é de grande ajuda na hora de comprar um produto eletrônico para a sua casa, pois, serve para te mostrar qual será mais econômico para você.

Existem vários tipos de produtos elétricos, em várias categorias, e dependendo disso, este selo mostrará o possível gasto em cada um deles. Vamos conhecer melhor este selo.

A origem do selo Procel

Em 1993, um decreto presidencial trouxe para nós a existência do nosso selo mais visto nos equipamentos eletrodomésticos. Desenvolvido pela PROCEL, Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica.

Essa etiqueta tem como função mostrar ao comprador o quando aquele produto gasta em energia elétrica e a sua eficiência no mercado. Além de mostrar uma média de gastos de kWh por mês (kWh/mês).

Neste selo estará contido o nome do fabricante, modelo do produto, logo, marca e tipo de tensão. Em uma tabela central estará um esquema de letras que vai de A que representa maior eficiência e G que representa uma menor eficiência.

Da letra G até a letra A existe um degradê de cores que vai do vermelho forte até o verde forte.

Vantagens do selo Procel nos eletrodomésticos

Quando você escolhe um produto com o selo procel, garante que vai ter uma maior economia de energia elétrica, sendo que o selo vai te orientar a decidir pelo produto mais econômico.

Veja também:  Energia Cinética - O que é e como funciona a geração de energia?

Uma besteira que eu ouvi algumas vezes é que, produtos econômicos são fracos e frágeis, ou seja, são péssimos para serem usado em casa e estragam fácil.

Na verdade, isso é mentira. Produtos com sistemas eficientes são econômicos e nessa lista estão as geladeiras, freezers, televisores, ar-condicionados, micro-ondas, etc. Seu funcionamento é ótimo e o selo de economia presente neles não indica um decaimento do seu desempenho.

Na verdade, muitos produtos com o selo procel, os com economia confirmada, são mais eficientes do que aqueles que abrangem um alto consumo e gastos. Só por ter gastos maiores não quer dizer que seu desempenho seja influenciado. Apenas diz que você vai desperdiçar dinheiro.

Leia também: Como economizar energia elétrica com energia solar?

Como os produtos ganham o selo?

Como tudo que existe, de medicamentos a carros eficientes, existe o processo de testes, onde o produto é testado ao máximo em especificações determinadas e seu valor é medido e posto nos selos.

Os produtos que contém o selo procel passam por rigorosos testes em um laboratório credenciado. Este está sob a supervisão do INMETRO. Quando nos deparamos com um produto com este selo, podemos ficar mais tranquilos quanto a compra.

Sendo o selo procel uma garantia de qualidade e funcionamento perfeito, além te ajudar a escolher o mais econômico em todos os sentidos para a sua casa.

O selo mais alto e o mais baixo

Seja qual for a indicação presente no selo procel do produto na loja, os mais opostos são o A e o G. Em um deles, a garantia de economia é muito superior, enquanto no outro, o gasto a mais é que supera.

Os produtos ganham seus respectivos selos de acordo com os testes feitos nos laboratórios do Procel, na qual comprovaram sua eficiência e desempenho, bem como gastos econômicos.

Veja também:  Energia Renovável - O que é e quais são as principais fontes de energia?

Uma coisa você pode ter certeza ao adquirir um produto com o selo procel mais alto, ou seja, o “A”, que é a certeza de que sua conta de energia elétrica virá com um valor bem mais inferior do que utilizar um produto de categoria “G”.

Escolha o produto certo para sua casa

Ao comprar um produto, verifique sempre o selo, evite comprar produtos cujo selo procel está categorizando-o com níveis abaixo do “A”. até mesmo o “B” é aceitável, no entanto, algo abaixo já começará a representar um maior gasto energético.

Sim, existem muitas marcas, por exemplo, de refrigeradores. Alguns tem o selo interior a “A” embora sejam comuns, outras marcas tem produtos classificados como “A” no Procel.

Você pode até gastar um pouco mais em produtos com este selo, porém, será compensado pela economia que terá no seu gasto energético em casa.

Conclusão

O selo procel é garantia de economia e qualidade, por isso, ouça as indicações e prefira pelos produtos classificados como “A”, você vai se impressionar com a eficiência e economia que eles lhe proporcionam.