Conheça as principais formas de geração de energia elétrica

“Quer conhecer as principais formas de geração de energia elétrica para casas e empresas no Brasil e no mundo? Está no lugar certo! Separamos aqui toda a informação sobre os métodos mais comuns de gerar energia. Confira!”

No mundo de hoje, a energia elétrica se tornou algo indispensável na vida do ser humano. É impressionante como uma simples queda de energia pode nos deixar apavorados por sermos obrigados a conviver sem a eletricidade, mesmo que por um curto período de tempo.

formas de geração de energia elétrica

Felizmente, o mundo está preparado para eventuais necessidades de trocas de produção de energia. Substitutos das hidrelétricas como a fotovoltaica tem sido estudado para um dia, ser a fonte produtora de energia principal das grandes cidades.

Porém, essa não é a única existente. Várias outras formas de geração de energia elétrica foram criadas. Quer conhecer algumas? Confira o texto!

Principais formas de gerar energia elétrica para casas e empresas


Energia Fotovoltaica

O calor do sol, ou menos, seus raios, são grandes produtores de energia usando o calor. Isso mesmo. Esse processo é realizado por placas especiais que captam e armazenam o calor do sol.

Essas placas são, na verdade, painéis fotovoltaicos. Esses painéis são colocados nos telhados e podem gerar energia o suficiente para alimentar a casa toda. E o melhor, até em dias nublados ele funciona.

No entanto, o inversor solar é o principal equipamento de todo o sistema, pois, é ele quem gera a eletricidade e converte para a voltagem normal e equaliza com a voltagem da casa.


Energia Nuclear

Esse tipo de energia se tornou famosa, e não pelo lado positivo. Sim, é uma energia limpa que pode abastecer uma cidade inteira por anos, décadas, porém, seu perigo a torna um tanto quanto perigosa.

Veja também:  Energia Cinética - O que é e como funciona a geração de energia?

Um dos maiores exemplos que temos sobre as usinas nucleares é a tragédia de Chernobyl. A energia elétrica é produzida a partir de um processo químico, onde a energia térmica gerada vai ser transformada em energia elétrica.

É, parece simples, mas, exige um grande cuidado ao se trabalhar com esse tipo de produção de energia, já que nunca se sabe o que pode acontecer.


Energia Eólica

Se você acha que o sol é o único capaz de gerar energia elétrica, pense mais uma vez. Aqui temos um grande exemplo de como a natureza pode nos dar tudo sem que possamos, muitas vezes, perceber isso.

A energia produzida pelo meio eólico é conseguida através da força do vento, ou seja, o vento é o responsável por movimentar grandes hélices que trabalham na geração de energia elétrica mecânica. Uma espécie de conversor é usado para tornar essa energia utilizável em nossas casas ou em qualquer lugar que quiser.

Minhas pesquisas sobre a energia eólica mostraram que muitas pessoas que escolheram habitar regiões isoladas fazem o uso de equipamento gerador de energia elétrica e um deles é a turbina eólica, pois, vento tem em qualquer lugar então fica fácil conseguir gerar energia.


Gás Natural (Termelétricas)

Essa deve ser a maneira de geração de energia menos desconhecida dessa lista. Nas termelétricas, a energia elétrica é produzida através da queima de gás combustível.

No Brasil, a utilização do gás natural é o mais comum. Quando esses gases queimam, produzem vapor. Esse vapor é usado para movimentar grandes turbinas que estão conectadas a geradores. Por fim, a energia é convertida pelo próprio gerador na voltagem correta e pode ser utilizada.

Veja também:  Selo Procel - O que é, para que serve e quais as vantagens?

Energia do Carvão (Termoelétricas)

Não, eu não estou falando do carvão que você compra no mercado para o churrasco. O carvão na qual eu me refiro é conhecido como um dos mais puros do mundo, rico em energia e muito usado, ou menos, o usado nas termoelétricas para geração de energia para residencias e empresas.

O carvão é rico em energia, sendo ele a fonte principal de produção de eletricidade do mundo todo. De acordo com algumas pesquisas, grande parte do mundo, cerca de 40% dele, utiliza o carvão em termoelétricas para produzir energia elétrica.


Energia Geotermal

Nosso planeta também nos dá uma forcinha nas horas de aperto da falta de energia, sendo ele uma grande opção de geração de energia elétrica.

A energia geotérmica é obtida através do calor presente no interior da terra. Mesmo que seja uma forma de geração de energia elétrica, infelizmente não a mais utilizada no mundo, aliás, não é nem tão pouco utilizada.

O Brasil é um dos países que desconhecem seu uso. Ela está nessa lista porque também é uma forma de gerar energia elétrica.


Hidrelétricas

Essa forma de gerar eletricidade é a mais conhecida e usada no mundo todo por vários países. Essa é um dos métodos mais comuns de geração de energia utilizando mais um dos recursos naturais da nossa mãe natureza.

As usinas hidrelétricas geram energia quando a pressão da água gira uma turbina que transforma a energia potencial em cinética. O responsável por transformar a energia cinética em energia elétrica é do gerador.

Usina Hidrelétrica no Brasil

Usina Hidrelétrica Binacional Itaipu, Brasil e Paraguai.


Marítima (Energia das ondas e marés)

Para quem está confuso, a água possui duas maneiras que gerar a energia elétrica. Sim, é mesmo muito parecida com o tópico anterior, porém, bem diferente.

Veja também:  Como economizar energia elétrica com energia solar?

A energia maremotriz faz parte de uma tentativa sustentável de gerar energia sustentável utilizando-se das marés, ondas, correntes marítimas, salinidade e a térmica. Em outras palavras, a geração desta forma ocorre pelo movimento das águas, com a chamada energia cinética.


Geradores

Para quem mora em lugares afastados ou mesmo que ter uma precaução para aquela hora inoportuna de falta de luz, os geradores de energia elétrica são encontrados em várias lojas pelo país inteiro.

Os mais comuns são os modelos que funcionam com gasolina. Muito usado no meio rural, onde os postes não chegam.


Conclusão

Existem muitas formas para geração de energia para casas e empresas. Muitas sustentáveis, outras nem tanto, porém, todas possuem uma única função de extrema importância para as pessoas, gerar eletricidade.