Usinas Termelétricas – O que são é como funcionam?

“As usinas termelétricas são usinas que geram uma enorme quantidade de energia elétrica para milhões de brasileiros todos os anos. Infelizmente, é uma fonte de energia que agridem o meio ambiente e que ainda é utilizada no Brasil.”

— No Brasil, existe um grande número de usinas produtoras de energia elétrica, dentre elas, estão as mais conhecidas como as hidrelétricas, mais usadas em todo o território sendo a principal geradora de eletricidade.

Usinas Termelétricas

Existem também as renováveis, fontes de energia limpa como a energia fotovoltaica e a energia eólica. Mas, além disso existem também aquelas que não nos orgulhamos por usar, porém, não temos muita opção quando acontece a necessidade.

As usinas de energia renovável geram uma energia muito cara, o que acaba chegando um alto valor para os consumidores, por isso quando as hidrelétricas não dão conta, o jeito mesmo é acionar as usinas termelétricas. Bora conhecê-las e saber como elas funcionam?

O que são usinas termelétricas?

As usinas termelétricas conseguem gerar energia a partir da queima de combustíveis fósseis naturais. Materiais como carvão, gás natural, óleo, etc. São usados nela com o intuito de gerar eletricidade para abastecer as grandes cidades nos dias de seca.

Mas, não é apenas assim que ela gera eletricidade. Pois, as usinas termelétricas também usam de fontes de calor como forma de geração. Nisso utiliza-se bagaços e até mesmo urânio enriquecido para a básica finalidade.

O problema está aí, as termelétricas são sim muito eficientes, e embora a energia produzida nela seja mais cara do que nas hidrelétricas, as usamos quando os volumes hídricos estão bem abaixo no normal.

Infelizmente, a poluição que produzimos ao ligar essas usinas é incomparável. Sendo esse um dos motivos por ser mais cara. No Brasil, as pessoas tem a opção de utilizarem sistemas próprios de geração de energia, como o sistema fotovoltaico.

Veja também:  Energia Renovável - O que é e quais são as principais fontes de energia?

O que diminui o uso das termelétricas e sua poluição. Nos meses mais chuvoso, voltamos a boa e velha hidrelétrica que, embora polua, é um ocorrido bem menos que as termelétricas.

Como as usinas termelétricas funcionam?

Seu funcionamento é bem simples. Primeiro, na queima da matéria, a caldeira da usina contém água que será aquecia para gerar vapor de alta pressão. O vapor gerado será levado até uma túrbida, onde suas pás serão movidas pelo mesmo. Esta irá gerar a energia.

Bem simples, né? Falando em resumo, quando o vapor chega a turbina, obtém-se a energia cinética, que produz a energia, o que vai transformar a potência mecânica em potência elétrica.

Por sua vez sendo distribuída por cabos condutores, passando por transformadores e chegando até a casa dos consumidores.

A queima de combustíveis fósseis como os mencionados gera uma grande poluição e a liberação dos gases pela queima é um grande fator contribuidor para o efeito estufa. A energia nuclear que também é usada para gerar o calor necessário acaba ajudando na poluição.

A única coisa boa é a reutilização da fonte de energia, o vapor, que após passar pela turbina será resfriado novamente a fim de começar o mesmo processo várias e várias vezes.

Dependendo também da fonte de calor escolhida, como a madeira, por exemplo, existe o problema do desmatamento, pois, para gerar tanta energia a cada dia, é preciso que o calor esteja forte e constante. Com isso, o colhimento de madeira é enorme. Essa é mais um problema ecológico que enfrentamos.

O inevitável período de seca no país

O país vive boa parte do ano em seca e a outra parte com chuva. Quando a seca chega, não temos como evitar o gasto desenfreado de energia, sendo que é calor e a necessidade de utilizar ar condicionado, ventiladores e o que mais for preciso para se manter fresco.

Veja também:  Energia Cinética - O que é e como funciona a geração de energia?

A seca também abaixa muito os níveis de água das usinas hidrelétrica, o que aciona um alerta que ativa o “plano B”, ou seja, as termelétricas. As usinas hidrelétricas não vão dar conta, por isso, esse plano B sempre está preparado.

Termelétricas e suas turbinas

Existem dois tipos de turbinas em uma termelétrica:

  • Turbina a gás;
  • Turbina a vapor.

A turbina a gás em uma termelétrica funciona a partir da queima de combustíveis que geram gases que ativam a turbina acoplada ao gerador, este acaba por transformar em energia no final do processo.

A turbina a vapor em uma termelétrica funciona como eu já mencionei acima. O combustível ferve a água, na qual o vapor produzido passa pelas pás da turbina e a movimentam gerando energia. Sendo esse o processo mais usado para essa finalidade.

Conclusão

As usinas termelétricas são nossa salvação nos dias em que a seca nos aflige e impede o trabalho das hidrelétricas, embora seja poluidoras, é uma alternativa indispensável para produção elétrica do país.