Vantagens e Desvantagens do Sistema Solar Térmico

“Descubra aqui como funciona o sistema solar térmico e as principais vantagens e desvantagens de instalar um sistema desse tipo em sua casa ou empresa. Confira!”

O mundo se transforma a cada momento, principalmente se observarmos a evolução crescente da tecnologia. Uma série delas foram usadas nos últimos anos para encontrar energias elétricas que fossem renováveis. Ou seja, energia de fontes que não acabam, a partir da água, vento e energia solar. E será a energia solar térmica nosso tema central no artigo de hoje.

Vantagens do Sistema Solar Térmico

A busca por um estilo de vida mais responsável em relação a natureza é uma realidade crescente nos tempos atuais. A energia solar térmica, se apresenta como uma opção que consegue fornecer comodidade para as pessoas e vantagens ecológicas consideráveis em relação a outras opções de produção de energia.

— O funcionamento do sistema térmico se dá de uma forma bastante simples, ela consiste da transformação da radiação solar em energia térmica. Dentro de suas estruturas existe um fluído que pode ser água ou óleo, ele percorre todo o sistema e faz o aquecimento da água.

A energia solar térmica é ideal em condições onde coexista outra fonte de energia. Isso porque devemos levar em consideração que sua eficiência irá mudar de acordo com a região. Alguns locais são muito frios ou cobertos por nuvens o tempo todo,  logo a eficiência cairá consideravelmente.

Elementos estruturais do equipamento/sistema solar térmico

O equipamento que gera energia elétrica térmica possui uma estrutura bastante simples de ser compreendida. Ela pode ser separada em três partes:

  • Captação – Aqui nós temos o fluído interno que será aquecido pelos raios solares. Para logo depois assim, circular pela estrutura até chegar na parte de armazenamento. No Brasil o fluído usado normalmente é a água;
  • Armazenamento – O armazenamento tem o objetivo não só de armazenar mas também manter a temperatura elevada. Assim ele é um reservatório térmico;
  • Consumo – Essas são as conexões entre o reservatório e os locais de consumo, como o chuveiro, piscinas ou qualquer outra estrutura.
Veja também:  Energia Alternativa - Tudo que você sobre precisa saber!

Como funciona o sistema de energia solar térmico?

Antes de mais nada, existe uma conexão entre a caixa de água e o reservatório térmico. A caixa envia a água para o reservatório, que por sua vez a envia pelas placas solares, expostas a radiação solar. Assim, essa radiação solar é transmitida para a água, a aquecendo. Pronto, tendo isso preparado, a água irá para o reservatório, onde não irá perder energia (calor) e assim estará pronta para uso.

Vantagens Sistema Solar Térmico
Veja como funciona o sistema solar térmico dentro de uma residencia comum.

Como podemos perceber tanto a água fria quanto a quente percorre o reservatório, mas o que garante a separação das duas é sua densidade, pois a água aquecida possui densidade inferior que a em temperatura ambiente.

Vantagens da Energia Solar Térmica

Ela é limpa

A energia solar térmica não emite nenhum tipo de poluente, diferentemente da energia tradicionalmente usada à partir de combustíveis fósseis.

Ocupa um pequeno espaço

Esse tipo de sistema ocupa um espaço pequeno em sua casa, sendo então fácil de ser instalada e adaptada. Por isso podem ser instaladas nos telhados das edificações, locais onde geralmente não se há uso.

Renovável e gratuita

Estamos falando aqui de uma estrutura que usa dos raios solares, inesgotáveis e gratuitos. Logo, é um recurso que traz benefícios ao meio ambiente e ao nosso bolso.

Pode ser usada em qualquer lugar

Você por acaso já viu algum lugar que não tenha sol? Impossível não é mesmo? É claro, a intensidade de seus raios varia de local a local, porém sempre o teremos. Assim, pensando do ponto de vista de pessoas que vivem em regiões mais isoladas e convivem com quedas frequentes de energia, ter essa opção para “salvar” o dia é super válido.

Veja também:  Energia Geotérmica - Como funciona e quais são as vantagens?

Desvantagens da energia solar térmica

A dependência climática pode ser um problema

Como destacamos, a intensidade dos raios solares irão ditar a eficiência do sistema térmico solar. Logo, em regiões muito frias ou em períodos de inverno, sua eficiência será mais baixa.

Interfere no ambiente

Esses sistemas possuem interferências no ambiente principalmente para aves. É normal que a mortalidade desses animais cresça bastante ao confundirem os painéis solares e entrarem em contato com os mesmos.

Diminuição da eficiência em ambientes de poluição

O sistema solar térmico não emite poluição, mas tem sua eficiência diretamente ligada ao nível de poluição de onde você mora. Quão mais poluída for a região, menor será o grau de eficiência do sistema. Esse fator precisa ser levado em consideração principalmente para as pessoas que vivem em grandes metrópoles.

Conclusão

O sistema de energia solar térmica se apresenta válida pela economia financeira e maior cuidado com a natureza. Porém, é bom dizer que os fatores apresentados acima devem ser levados em consideração na instalação ou não do equipamento para aquecimento solar térmico. Em alguns casos não valerá a pena o instalar, mas na grande maioria das vezes sim.