“Você está aí pesquisando e querendo saber se realmente vale a pena investir em um sistema de energia solar para sua casa ou empresa? Então nada melhor do que conhecer as vantagens da Energia Solar, assim como suas desvantagens.”
Um fato é que a energia solar fotovoltaica possui inúmeras vantagens e benefícios tanto para você consumidor como também para o meio ambiente, no entanto, ainda sim, há algumas desvantagens que devem ser observadas e analisadas antes de tomar qualquer decisão.
Principais Vantagens da Energia Solar
Energia Limpa e Sustentável
A energia solar possui como principal vantagem o fato não causar impactos ao meio ambiente, sendo considerada uma energia limpa, sustentável e disponível em qualquer parte do planeta.
A energia solar é considerada a fonte energética do futuro, pois como falamos acima, além de não poluir o ambiente, ela está disponível para todos e a sua fonte geradora é inesgotável e funciona todos os dias, estamos falando do sol!
Instalação Simples
Então você decide que chegou a hora de investir em um sistema de energia solar e passar a usufruir dos benefícios com a redução de sua conta de energia elétrica, mas agora se pergunta sobre o processo de instalação. Será que é demorado ou muito trabalhoso?
Você pode ficar tranquilo, a instalação dos sistemas fotovoltaicos é considerada relativamente simples, quando feita por equipes capacitadas e não leva mais do que 3 dias para estar tudo em funcionamento.
Baixa Manutenção
Pode parecer algo complexo demais, transformar a energia transmitida pelo sol em energia elétrica, mas diferentemente a manutenção do sistema encarregado desta façanha é bem simples.
A manutenção necessária para um sistema de energia fotovoltaica é fácil e geralmente é feita pelo próprio usuário do sistema.
Longa Durabilidade
Um sistema de energia solar possui mais de 25 anos de vida útil, desta forma vale o investimento, visto que o mesmo é totalmente recuperado dentre o período de 4 a 8 anos, ficando o restante do tempo de vida dos equipamentos apenas para geração de lucros com a economia de energia.
Desvantagens da Energia Solar
Valor do Investimento
A aquisição e instalação de um sistema fotovoltaico, depende de um alto investimento, não saindo por menos de R$ 10.000,00 para um sistema mais simples, onde o consumidor reduz a sua conta de energia em até 95%, mas ainda não é auto suficiente em produção de energia.
Sendo possível, alcançar valores muito maiores se o sistema instalado for totalmente independente da rede pública de energia, onde o menor dos sistemas não sairia por menos de R$ 40.000,00.
Porém esta desvantagem pode ser diminuída se considerarmos que por se tratar de um investimento, dentro de alguns anos receberemos o retorno do valor total investido e começaremos a apurar os lucros com os desconto nas contas de energia.
Felizmente, hoje existem ainda alternativas como consórcios e financiamentos para comprar sistema solar no Brasil e até mesmo usinas solares, onde o consumidor adquire cotas em troca de descontos em sua conta de energia elétrica.
Dependência da Luz Solar
A energia solar, como o próprio nome sugere depende do sol, devido a este fato é preciso esclarecer que no período noturno não há produção de energia. Neste caso existem duas opções: Utilizar a energia da rede pública no período noturno ou investir em um sistema auto suficiente e suprido por baterias solares no período noturno.
Necessidade de Espaço para Instalação do Sistema Solar
A instalação das placas solares depende de espaço disponível e com alta incidência de raios solares durante todo o dia. Sendo assim, geralmente os painéis ficam instalados nos telhados das residências.
Devido a necessidade de espaço muitas pessoas encontram dificuldades em ter um sistema fotovoltaico, como por exemplo moradores de apartamentos.
Porém felizmente em alguns lugares já é possível contratar uma usina de energia solar, onde a energia é captada e enviada remotamente para a rede pública em nome do cliente contratante, em troca o cliente recebe descontos em sua conta de energia elétrica.
Conheça os Sistemas de Energia Solar
Confira abaixo a diferença entre os sistemas de geração de energia solar e veja qual se adéqua melhor a sua necessidade.
Sistema Off-Grid
O Sistema Off-Grid de energia solar é aquele em que não há qualquer conexão do consumidor com a rede pública de energia elétrica. Isso significa que os sistemas solares produzem 100% da energia necessária para atender a demanda da residência por exemplo, sendo que durante o período da noite, é utilizada a energia armazenada nas baterias.
Sistema Híbrido
Neste sistema, você mantém a sua conexão com a rede pública, mas também possui um banco de baterias, menor que no sistema Off-Grid é verdade. Nos sistemas híbridos a prioridade é utilizar a energia solar direta ou as armazenadas nas baterias, utilizando a energia pública em último caso.
Sistema On-Grid
No sistema On-Grid não são utilizadas baterias, você consome a energia produzida diretamente com os painéis solares e em períodos onde não há produção, você utiliza a energia da rede pública. Ou seja, continua conectado a rede pública e não possui baterias, mas pode reduzir o seu consumo em até 95%.
Conclusão
Depois de conhecer as principais vantagens e desvantagens de um sistema de energia solar, é fácil perceber que mesmo com algumas desvantagens, possuímos vantagens muito maiores e que com toda a certeza se colocássemos em uma balança o lado com as vantagens da energia solar, venceria!