Usina Solar no Brasil – O que é e como funciona?

02″O que seria uma usina solar? Você já ouviu falar? Sabe como funciona? Então não deixe de acompanhar este artigo até o final para compreender definitivamente tudo sobre as usinas solares no Brasil.”

A energia solar cresce rapidamente no Brasil e em todo o Mundo. Hoje, as usinas solares são um dos principais meios de produção de energia elétrica e está sendo aderida tanto por residencias como empresas e industrias. Conheça um pouco mais sobre as usinas e como elas funcionam.

Usina Solar no Brasil

O que é uma Usina Solar

Usina Solar ou Usina de Energia Solar Fotovoltaica é um sistema formado por muitas placas solares interligadas e portanto com alta capacidade de geração de energia. Também conhecidas como fazenda ou parque solar, a sua função é a geração de energia para distribuição em larga escala.

Em uma usina solar a energia é gerada de forma centralizada e em grande quantidade para distribuição. É um sistema diferente do que estamos habituados a ver onde a instalação é feita em cada residência.

A previsão é que no futuro as usinas solares venham substituir outros sistemas como as usinas hidrelétricas e termelétricas.

Como as usinas de energia solar funcionam?

O funcionamento é semelhante ao funcionamento do sistema solar de energia fotovoltaica, no entanto é em uma quantidade absurdamente maior.  Ou seja, os raios de sol atingem as placas solares fotovoltaicas. Essas placas são feitas de pequenas células fotovoltaicas que ao serem alimentadas com a luz solar geram energia.

As placas solares normalmente carregam centenas de células em sua composição. Já uma Usina Solar é composta por milhares ou mesmo centenas de milhares de células fotovoltaicas  para gerar uma quantidade de energia suficiente para alimentar milhares de residências em uma determina região.

Veja também:  Como homologar sistema de energia solar fotovoltaico

Veja a capacidade das maiores usinas solares instaladas no Brasil:

  • Usina Solar Pirapora – Pirapora – MG – 321 Megawatts
  • Usina Solar Nova Olinda – Ribeira do Piauí – PI – 210 Megawatts
  • Usina Solar Ituverava – Tabocas do Brejo Velho – BA – 196 Megawatts
  • Usina Solar Apodi – Quixeré – CE – 162 Megawatts
  • Usina Solar Bom Jesus da Lapa – Bom Jesus da Lapa – BA – 158 Megawatts
  • Usina Solar Guaimbê – Guaimbê – SP – 150 Megawatts

Quantas Usinas Solares temos no Brasil?

Atualmente existem 2.474 usinas solares em operação no Brasil, e que somam aproximados 2.103.239,63 kW de potência, correspondendo a cerca de 1,20% da matriz energética do país.

Atualmente, existem 30 projetos de usinas solares em construção no país, que produzirá um acréscimo de aproximadamente 780.692 kW de potência a matriz energética brasileira.

Esse valor ainda é irrisório no total da matriz elétrica do país, contabilizando por apenas 0,73%. Dentre os estados com maior número de projetos em operação, Bahia vem em primeiro, com 17 usinas. Minas Gerais vem em segundo, com 15 e Amazonas em terceiro, com 14.

Espera-se investimentos da ordem de 125 milhões em energia solar até o ano de 2030.

Usina Solar no Brasil

Conheça mais sobre as maiores usinas de energia solar do Brasil


Usina Solar Pirapora

Com capacidade instalada de 321 MW e considerada a maior usina da América Latina, o complexo de Pirapora, fica localizado em cidade de mesmo nome, no estado de Minas Gerais.

O complexo é formado por 11 usinas que juntas podem atender a demanda energética de 400 mil residências.

Veja também:  Energia Solar no Brasil - Tudo sobre Energia Fotovoltaica no país

Para se ter ideia das dimensões o complexo equivale a mais de 1.500 campos de futebol e possui mais de 1 milhão de painéis solares. O investimento total foi de cerca de 2 bilhões de reais.


Usina Solar Nova Olinda

O segundo maior parque da América Latina é o de Nova Olinda no Piauí que possui capacidade instalada de 210 MW.

O complexo ocupa uma área correspondente a 700 campos de futebol e o investimento necessário foi de 1 bilhão de reais.

A energia gerada é suficiente para atender 300 mil residências brasileiras.


Usina Solar Ituverava

O Parque Solar Ituverava é uma usina solar localiza na cidade Tabocas do Brejo Velho, no estado da Bahia com capacidade de 196 MW, o parque pode abastecer 280 mil residências.

Composto por 850.000 painéis solares, sua área corresponde a 700 campos de futebol, onde foram investidos também cerca de 1 bilhão de reais.

O parque solar contribui com a redução de aproximadamente 318.000 toneladas de CO2 por ano.


Usina Solar Bom Jesus da Lapa

O Parque Solar Lapa é composto pelas plantas Bom Jesus da Lapa com capacidade de 80 MW, e Lapa, com capacidade de 78 MW, totalizando 158 MW, ficando localizado no município de Bom Jesus da Lapa, Bahia.

O investimento foi de 630 milhões de reais e pode atender a cerca de 166 mil residências, além de contribuir com a redução de aproximadamente 200 toneladas de CO2 anual na atmosfera.


Usina Solar Guaimbê

A usina de Guaimbê no estado de São Paulo, possui capacidade energética de 150 MW. O investimento no projeto é de 607 milhões de reais para atendimento a cerca de 160 mil residências brasileiras.


Usina Solar Apodi

O complexo solar de Apodi está localizado em Quixeré no Ceará, a sua capacidade é de 162 MW o que é suficiente para atender cerca de 170 mil residências.

Veja também:  Quanto Custa Energia Solar - Vale a pena investir?

A energia limpa contribuiu com a redução de cerca de 200 toneladas por ano de CO2 na atmosfera.


Conclusão

Ainda em avanço no Brasil as usinas solares estão em expansão e recebem novos investimentos no Brasil. São realizados alguns leilões pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, com o objetivo de atrair novos investimentos no setor e assim diversificar a matriz energética brasileira e contribuir para melhoria do meio ambiente.