Energia Alternativa – Tudo que você sobre precisa saber!

“Energia alternativa é toda fonte de energia que não produz a queima de combustíveis fósseis, mesmo que não renovável. Entenda mais sobre o assunto e conheça as principais fontes.”

— Podemos citar como fontes alternativas de energia as seguintes: Solar, Eólica, Hidroelétrica, Maremotriz, Geotérmica, o Biocombustível e Hidrogênio. Abaixo você vai conhecer um pouco sobre cada uma delas.

Energia alternativa

Conheça cada fonte de energia alternativa

Energia Solar

Simplesmente o recurso natural mais abundante da terra, e o melhor pode ser acessado de qualquer lugar da terra, estamos falando da luz solar.

A luz solar atualmente já pode ser aproveitada para transformação em energia elétrica, através de painéis fotovoltaicos, geralmente instalados sobre os telhados das casas.

Energia Solar é a energia gerada através da captação de raios solares por placas formadas por células fotovoltaicas, constituídas de  material condutor como o silício.

A energia é captada pelos painéis e transferida para um inversor de frequência que a transforma de corrente contínua para corrente alternada, estando a partir deste momento pronta para utilização e portanto distribuída para atender os pontos de consumo de energia elétrica.

Ainda é possível armazenar essa energia em baterias para utilização posterior ou até mesmo enviar para a rede pública e receber em troca descontos na conta de energia elétrica.

Hoje o sistema já é utilizado em muitas residências e em algumas empresas. Porém continua em fase de grande crescimento e avanço devido aos benefícios econômicos e ambientais que o sistema fotovoltaico produz.

Energia Eólica

É a energia elétrica que é gerada através da força dos ventos.

Como funciona, hélices gigantes com duas ou três pás são colocadas no topo de torres em locais com boa incidência de ventos. As pás das torres eólicas, que mais parecem um ventilador gigante giram com a força dos ventos, esse movimento é transferido para turbinas que transformam o movimento oriundo da força dos ventos, em energia elétrica.

Veja também:  Energia Maremotriz (Energia das Ondas) – Como funciona?

No caso da energia dos ventos (eólica) a disponibilidade não é tão interessante quanto a energia solar, isso porque, existe um estudo de viabilidade para a instalação e funcionamento de um sistema eólico. Para que tudo funcione da forma desejada é preciso que o local escolhido tenha boa incidência de vento, pois esta será a força necessária para geração da energia.

Energia Hidroelétrica

Essa sem dúvidas é a fonte de Energia Sustentável mais utilizada no Brasil atualmente. Consiste na construção de represas, que são barreiras geralmente de concreto que impedem a passagem da água de rios por exemplo.

A água é armazenada em gigantes represas e quando liberadas pelas calhas da usina hidrelétrica, de forma parecida com a força dos ventos na energia eólica, aqui a força da água faz com que rotores de turbinas girem e transforme a energia oriunda do movimento das águas em energia elétrica.

Um dos pontos negativos desta forma de geração de energia, é que a construção de represas necessita de grandes áreas disponíveis para alagamento o que pode causar impactos na natureza e obrigar moradores próximos a uma construção deste tipo a se mudarem para mais longe.

Biomassa

Sua geração acontece através da queima de materiais orgânicos, como o bagaço da cana-de-açúcar, madeira, palha de arroz, óleos vegetais, entre outros.

A queima destes materiais libera o CO2 – Monóxido de Carbono na atmosfera, porém apesar disso a biomassa é considerada uma energia limpa, pois antes da queima é realizado o plantio dos materiais orgânicos, como a cana-de-açúcar, desta forma o monóxido liberado na queima é compensado pelo monóxido absorvido pelo próprio cultivo de novas mudas, gerando assim um ciclo onde o monóxido produzido é reabsorvido pelas próximas plantações.

Veja também:  Vantagens e Desvantagens do Sistema Solar Térmico

Energia Geotérmica

É a geração de energia por meio do calor presente no interior da terra.

Nas usinas geotérmicas, são injetadas grandes quantidades de água no interior da terras através de dutos específicos para este fim e então a água retorna em forma de vapor e movimentam turbinas que geram energia elétrica.

Energia Maremotriz

Você já reparou na força do mar e de suas ondas? Essa é a energia conhecida como maremotriz ou energia das ondas, que consiste no seguinte: Grandes hélices são instaladas em local apropriado para este fim no fundo do mar, as correntes marítimas movimentam estas hélices que movimentam turbinas, gerando assim energia elétrica.

Hidrogênio

O hidrogênio é um elemento químico abundante e com boa capacidade de produção de energia elétrica. Alguns estudos e testes já foram realizados com o hidrogênio principalmente no meio automobilístico.

Como resultado do processo de geração de energia a partir do hidrogênio temos apenas a água, que portanto não causa danos ao meio ambiente.

Conclusão

Neste artigo você conheceu a diferença entre energia renovável e energia alternativa, além de conhecer um pouco mais sobre cada uma delas e como funcionam.

Te espero nos próximos artigos!