Confira as tendências do mercado de energia solar para o futuro

“Desde 2014, o mercado de energia solar cresceu mais de 300%. Em 2019, até setembro, o brasil já está na marca, aproximadamente, dos 45% de crescimento neste mercado. Confira aqui as tendências do mercado solar para o futuro!”

— Esses valores animadores refletem os benefícios que o sistema tem oferecido tanto para as pessoas, quanto para o meio ambiente.

tendências do mercado de energia solar

A fama do sistema solar de ser uma energia limpa e sustentável tem favorecido para o seu crescimento, considerando que o número de pessoas preocupadas com a saúde do meio ambiente também cresceu. Dessa forma, sua popularização cresce exponencialmente a cada ano, e como tudo, surgem tendências novas para o mercado.

Tendências do mercado de energia solar para o futuro


Climatização

Que o sistema de energia solar fotovoltaico gera eletricidade e economia para quem os usa, nós já sabemos, o que não imaginávamos é que uma tendência viesse a ser criada para melhorar ainda mais essa tecnologia.

A climatização é uma parte do sistema solar fotovoltaico integrado, na qual, é responsável por gerar tanto eletricidade quanto calor, ao mesmo tempo. Através de dutos térmicos, os painéis fotovoltaicos ligados à casa podem resfriar ou aquecer a residência.

É uma inovação muito interessante que muitas pessoas vão adorar. Podemos afirmar que é uma tendência econômica, já que, vai economizar mais energia deixando de lado a necessidade de utilização de equipamentos de climatização.


O valor reduzido

Com o tempo passando, a energia elétrica comum encarece, o que leva muitas pessoas a buscar uma fonte de energia mais barata. E porque não, sustentável também? Segundo pesquisas no mercado, o valor do kWh caiu drasticamente desde 2012.

Com isso e o aumento do valor da conta de energia elétrica, por conta das bandeiras tarifárias, estima se que o barateamento da energia solar no futuro leve mais pessoas a comprar o equipamento e aderir ao sistema fotovoltaico como principal forma de obter energia elétrica. Essa é uma grande tendência para anos futuros, que já enxergam um grande crescimento no campo de energia solar no Brasil.

Veja também:  Producard para Energia Solar - O que é e como funciona?

Energia solar fotovoltaica e da chuva

O tempo passa e cada vez mais nos impressionamos com as novas tendências do mercado de energia solar, principalmente nas descobertas tecnológicas na área de energia solar.

Agora, painéis solares que utilizam grafeno em sua composição poderão, além de produzir energia mesmo em dias nublados, aumentar essa produção a partir das gotas de chuva. Funciona assim. Mesmo em dias nublados, a produção de energia elétrica a partir do sistema fotovoltaico é possível. Porém, a chuva não é uma grande aliada deste campo. Felizmente, a nova tendência é mudar essa situação.

A água em contato com o grafeno gera uma reação química, na qual ocorre a separação de íons positivos e negativos e, por meio disto, cria-se a energia elétrica. A energia solar fotovoltaica está se adaptando cada vez mais para a geração de energia elétrica. A tendência futura é de conseguir criar placas e painéis fotovoltaicos que consigam gerar energia mesmo em climas de neve, ventos fortes e chuvas torrenciais.


Ondulações nas placas e painéis solares

Quem está buscando meios de fazer as placas solares captarem o máximo possível de luz solar, já deve ter se deparado com essa nova tendência no mercado baseada no kirigami, uma arte japonesa. Consiste na presença de ondulações nas placas solares que as permite captar melhor os raios solares, aumentando, seguindo estimado, aproximadamente 36% a mais de eficiência na produção de energia solar.


Telhas solares e telhados solares

Essa tecnologia já está presente no Brasil, embora ainda sendo cara e quase inacessível para muitas pessoas, a empresa conhecida no ramo de coberturas para casa, Eternit, criou a primeira telha solar aqui no país, se tornando pioneira nessa tendência.

Veja também:  Geração Distribuída de Energia Solar - Como funciona?

As telhas de energia solar são fabricadas com uma base em cerâmica, como uma telha comum, onde as células fotovoltaicas são adicionadas em sua superfície, como um encaixe. Assim, todas as telhas da casa passam a possui o sistema fotovoltaico.

Vale ressaltar que as telhas solares, que produzem energia elétrica a partir dos raios do sol, possuem dimensões semelhantes a de uma telha comum, por tanto, para cobrir toda a superfície do telhado de uma casa comum, será necessário várias delas.

Esse é um dos principais motivos que a faz ser um pouco mais cara que os painéis solares, porém, uma grande tendência encomendo-as futuramente não é descartada.


Conclusão

Cada vez mais, os sistemas fotovoltaicos evoluem e geram tendências tecnologias inevitáveis no mercado de energia solar que, futuramente, se tornaram uma ótima opção para quem busca economizar e autonomia na geração de sua própria energia elétrica.