Qual o tempo de retorno do investimento em Energia Solar Fotovoltaica

“Quer saber qual o tempo de retorno do investimento em energia solar? Está no lugar certo! Veja aqui, em números, como essa conta pode ser feita. Confira!”

A energia solar traz muitos benefícios ao meio ambiente por ser uma fonte de energia limpa. Seu crescimento nos últimos anos tem muito a ver com isso, porém não podemos ser hipócritas, é claro que o fator financeiro é levado em consideração por quem o adquire, e muito!

tempo de retorno do investimento em Energia Solar

Muitas pessoas acreditam que o investimento em um sistema fotovoltaico é uma perda de tempo e dinheiro. Mas, essa análise se apresenta de maneira bem superficial e voltada apenas a um curto espaço de tempo.

Iremos apresentar, em números aqui, como o sistema pode sim te fazer economizar, mas… em um longo espaço de tempo. Talvez esse seja o problema não é mesmo? Somos muito imediatistas e acabamos não vendo o todo.

A energia solar no Brasil irá te fazer gastar uma boa grana com sua instalação, mas com o passar do tempo ela terá valido a pena. Quer apostar? Então continue lendo nosso artigo e saiba qual o tempo de retorno do investimento em Energia Solar Fotovoltaica.

Como o retorno de investimento em Energia Solar acontece?

Antes de mais nada, é interessante dizer que esse é um negócio considerado de baixo risco pelo mercado. Isso porque as projeções de sucesso para essa fonte de energia não depende de fator algum a não ser as condições climáticas. Essas condições podem ser acessadas dada às médias históricas. Logo, é um investimento que logo de início se apresenta promissor.

Segundo especialistas, investir em energia solar hoje garante rentabilidade de cerca de 24% ao ano. Muito superior à poupança (4,73% ao ano) e aplicações em renda fixa, como o Selic (5,22% ao ano).

Portanto, essa é uma aplicação extremamente recomendada nos dias de hoje, valendo a pena cada centavo. Mas, a questão aqui é: você está disposto a esperar até quando? Desde o momento que você instalar um sistema de energia solar já estará economizando. Porém as pessoas querem na verdade é tirar a diferença entre os investido inicialmente e a soma das economias por mês, isso requer tempo.

A vida útil do sistema está bem acima do tempo para retorno do investimento

A média de durabilidade desses sistema é de aproximadamente 25 anos, caso seja muito bem cuidado, chega a até 30. Já o valor a ser economizado irá variar de acordo com a forma como o sistema será usado e as condições ao seu redor.

A conta a se fazer para calcular o valor total é bem simples, pegue o valor inicial investido e o vá subtraindo com a economia a ser encontrada mês a mês, dada a média da geração mensal do sistema de energia solar, considere a tarifa de sua região (R$/kWh).

Pela experiência de quem já adquiriu o sistema, o lucro começa a ser obtido entre 5 à 10 anos após sua instalação. Ou seja, o ganho em economia poderá ser de até 4 vezes mais que o valor gasto no início. Um negócio e tanto e que ainda passa por transformações diárias, com seu preço cada vez mais acessível.

tempo de retorno do investimento em Energia Solar

Redução no valor da conta de luz e até recebimento de créditos

A energia solar pode ser obtida de qualquer lugar, qualquer lugar mesmo! E esse é sem dúvidas um grande benefício para aqueles que moram muito isolados das capitais. Mais especificamente onde nem se chega energia ou, não chega com a qualidade esperada, sendo frequente interrupções em suas transmissões. 

Bem, mas para aqueles que possuem luz e as pagam, a vida vai mudar bastante, viu? A conta irá cair absurdamente, é claro, seu consumo está todo prioritário ao que é gerado pela energia solar. Logo, só usa da energia convencional quando acaba da fonte prioritária, e dependendo do seu consumo, a energia gerada pelos raios solares pode sobrar.

Mas o que eu faço nesses casos? Simples, se seu sistema for ligado ao sistema da concessionária, você pode vender energia solar para a empresa e essa energia elétrica pode ser “injetada” na rede de distribuição. Isso vira créditos, que são compensados nas próximas contas de luz, quando você gastar. Esse direito de “troca” de energia está na constituição, regulamentada pela ANEEL. 

Seu imóvel irá naturalmente se valorizar

Essa é uma afirmação até óbvia. Se por algum motivo você resolver vender a casa, é claro que o fato dela ter um gerador de energia alternativa será levada em consideração. Afinal de contas o comprador terá o benefício de pagar, mês a mês, muito a menos no valor da conta, o lucro de seu investimento estará nas mãos dele também. Assim, o valor do imóvel pode se valorizar em até 6%.

É claro que o tempo restante de vida útil precisa ser levado em consideração também. Afinal caso ele já esteja em seu fim, o comprador precisará tirar a estrutura ou gastar dinheiro com um novo.

Veja também:  Como homologar sistema de energia solar fotovoltaico