Tipos de Energia Solar – Principais Fontes de Energia no mundo

“Neste artigo você vai conhecer os tipos de Energia Solar e principais fontes de energia no mundo! Continue a leitura e entenda tudo sobre energia.”

— Há dois tipos de energia solar que podem ser aproveitados ao máximo, são elas: Energia Solar Fotovoltaica e Energia Solar Térmica. Se você está buscando informações para decidir qual é a melhor opção para o seu projeto está no lugar certo! Confira.

Tipos de Energia Solar

Principais tipos de Energia Solar

Como citamos acima, existem dois principais tipo de energia solar que podem ser aproveitados em casas e empresas. Confira abaixo como cada uma delas funciona:

Energia Solar – Como Funciona?

Considerado o recurso natural com maior disponibilidade da terra, e acessível em qualquer lugar do mundo.

A Energia Solar é gerada com a captação da luz solar por painéis formados por uma grande quantidade de pequenas células fotovoltaicas construídas em silício, mineral semi condutor de energia.

A energia é absorvida pelos painéis e levada até um inversor que converterá a energia recebida em sua forma contínua para a forma alternada, que é a utilizada em nossas residências, estando assim pronta para utilização.

É possível também armazenar essa energia em baterias para utilização futura ou vender para a rede pública e receber em troca descontos na conta de energia elétrica.

Atualmente o sistema é utilizado em muitas residências e também em empresas. Porém esse ainda é o início de seu crescimento.

Energia Solar Térmica  (Aquecedores Solares) – Como funciona?

A responsabilidade por absorver os raios solares é das placas solares, esta radiação é transmitida na forma de calor para a água que circula no circuito por meio de tubulações de cobre.

Veja também:  Energia Eólica – O que é e como funciona o sistema eólico?

O processo de aquecimento é parecido com o de um chuveiro elétrico, porém a fonte de energia aqui é a energia solar. A energia absorvida esquenta uma serpentina que então aquece a água que passa por ela antes de sua chegada ao reservatório.

O reservatório térmico ou Boiler, recebe e armazena a água aquecida. O boiler é geralmente construído em cobre ou inox e a sua função é armazenar a água quente até o seu consumo.

No coletor solar, os raios atravessam o vidro da tampa do coletor e eles irão esquentar as aletas que são feitas de cobre ou alumínio e pintadas com uma tinta especial e escura que ajuda a realizar a absorção máxima da radiação solar.

Outros tipos de Energia no Brasil e no mundo

Energia Eólica

É a energia gerada através da força dos ventos. A energia dos ventos faz com que grandes pás girem, de forma semelhante a um ventilador, porém em proporções muito maiores, a energia deste giro alimenta uma turbina que por sua vez irá alimentar um gerador de energia elétrica.

No caso da energia eólica a disponibilidade não é tão interessante quanto a energia solar, isso porque ao contrário do sol que está disponível em toda a parte, os ventos possuem maior incidência em alguns locais do que outros, sendo necessário um estudo prévio para melhor aproveitamento do sistema eólico.

Para que tudo funcione da forma desejada é preciso que o local escolhido tenha boa incidência de vento, pois esta será a força necessária para geração da energia.

Energia Hídrica

Esta é a fonte de energia sustentável mais conhecida no Brasil e muito utilizada. A energia hídrica provém das represas, onde uma grande estrutura é construída para represar a água de um rio. Esta água quando liberada por grandes calhas ou vertedouros, o seu movimento faz com que turbinas especiais girem e produzam energia através do movimento das águas.

Veja também:  Quanto Custa Energia Fotovoltaica para Casas e Empresas

A energia hídrica depende do volume de chuvas para manter as represas sempre cheias e assim garantir a geração de energia.

Um ponto negativo é a necessidade de inundar grandes áreas para armazenamento da água.

Tipos de Energia Solar no Brasil e no mundo

Biomassa

A energia de biomassa é gerada através da queima de materiais orgânicos, como o bagaço da cana-de-açúcar, madeira, palha de arroz, óleos vegetais, entre outros, combustíveis orgânicos.

Apesar da queima destes materiais liberar CO2 – Monóxido de Carbono na atmosfera, ainda assim a energia é considerada limpa, pois antes da queima é feito o plantio de novas mudas que irão absorver o CO2 gerado na queima, gerando assim um ciclo de compensação do CO2.

Energia Geotérmica

Sabemos que no interior da terra há grande presença de calor e o quanto mais próximo chegarmos de seu núcleo, maior é a temperatura encontrada.

Nas geração de energia geotérmica, injeta-se água no interior da terras através de grandes dutos desenvolvidos para este fim. A água então retorna através da forma de vapor, sendo este vapor utilizado para movimentação das turbinas que geram energia elétrica.

Energia Maremotriz (Energia das Ondas do Mar)

Esta é a energia absorvida das forças da maré, ou ondas do mar, sendo mais conhecida como maremotriz, que funciona da seguinte forma: Grandes hélices são instaladas no fundo do mar, as correntes marítimas passam por estas hélices e as movimentam, o giro das hélices por sua vez movimentam turbinas, transformando a energia das ondas em energia elétrica.

Energia Nuclear

A energia nuclear, é liberada através da reação entre elementos químicos. O fato de envolver estes elementos requer muito cuidado a fim de se evitar acidentes.

Veja também:  Energia Maremotriz (Energia das Ondas) – Como funciona?

Acidentes radioativos podem destruir tudo à sua volta, por isso apesar de ser uma grande fonte energética requer muito cuidado e profissionais altamente qualificados. Além de necessitar de altos investimentos tecnológicos.

Tipos de Energia usadas no Brasil

Todos os países do mundo vão se desenvolvendo e se industrializando com o passar dos anos e com isso a necessidade e a demanda por suprimentos aumenta, inclusive a energia elétrica. Dados de 2017 mostravam que o Brasil tinha alcançado 152GWp, enquanto a Alemanha que possui 1/3 da população brasileira possuía por volta de 200GWp.

O Brasil possui a matriz energética mais renovável do mundo. Uma porcentagem de mais de 45,3% de toda energia elétrica utilizada no Brasil é gerada através de usinas hidroelétricas, biomassa e etanol, eólica e há um grande crescimento na participação da energia solar fotovoltaica.

Conclusão

Neste artigo você conheceu os tipos de energia solar e as principais fontes de energia do mundo, as suas diferenças e o seu funcionamento básico.

Dúvidas ou sugestões? Não esqueça de nos deixar seus comentários.