“Neste artigo você vai conhecer os tipos de Energia Solar e principais fontes de energia no mundo! Continue a leitura e entenda tudo sobre energia.”
— Há dois tipos de energia solar que podem ser aproveitados ao máximo, são elas: Energia Solar Fotovoltaica e Energia Solar Térmica. Se você está buscando informações para decidir qual é a melhor opção para o seu projeto está no lugar certo! Confira.
Principais tipos de Energia Solar
Como citamos acima, existem dois principais tipo de energia solar que podem ser aproveitados em casas e empresas. Confira abaixo como cada uma delas funciona:
Energia Solar – Como Funciona?
Considerado o recurso natural com maior disponibilidade da terra, e acessível em qualquer lugar do mundo.
A Energia Solar é gerada com a captação da luz solar por painéis formados por uma grande quantidade de pequenas células fotovoltaicas construídas em silício, mineral semi condutor de energia.
A energia é absorvida pelos painéis e levada até um inversor que converterá a energia recebida em sua forma contínua para a forma alternada, que é a utilizada em nossas residências, estando assim pronta para utilização.
É possível também armazenar essa energia em baterias para utilização futura ou vender para a rede pública e receber em troca descontos na conta de energia elétrica.
Atualmente o sistema é utilizado em muitas residências e também em empresas. Porém esse ainda é o início de seu crescimento.
Energia Solar Térmica (Aquecedores Solares) – Como funciona?
A responsabilidade por absorver os raios solares é das placas solares, esta radiação é transmitida na forma de calor para a água que circula no circuito por meio de tubulações de cobre.
O processo de aquecimento é parecido com o de um chuveiro elétrico, porém a fonte de energia aqui é a energia solar. A energia absorvida esquenta uma serpentina que então aquece a água que passa por ela antes de sua chegada ao reservatório.
O reservatório térmico ou Boiler, recebe e armazena a água aquecida. O boiler é geralmente construído em cobre ou inox e a sua função é armazenar a água quente até o seu consumo.
No coletor solar, os raios atravessam o vidro da tampa do coletor e eles irão esquentar as aletas que são feitas de cobre ou alumínio e pintadas com uma tinta especial e escura que ajuda a realizar a absorção máxima da radiação solar.
Outros tipos de Energia no Brasil e no mundo
Energia Eólica
É a energia gerada através da força dos ventos. A energia dos ventos faz com que grandes pás girem, de forma semelhante a um ventilador, porém em proporções muito maiores, a energia deste giro alimenta uma turbina que por sua vez irá alimentar um gerador de energia elétrica.
No caso da energia eólica a disponibilidade não é tão interessante quanto a energia solar, isso porque ao contrário do sol que está disponível em toda a parte, os ventos possuem maior incidência em alguns locais do que outros, sendo necessário um estudo prévio para melhor aproveitamento do sistema eólico.
Para que tudo funcione da forma desejada é preciso que o local escolhido tenha boa incidência de vento, pois esta será a força necessária para geração da energia.
Energia Hídrica
Esta é a fonte de energia sustentável mais conhecida no Brasil e muito utilizada. A energia hídrica provém das represas, onde uma grande estrutura é construída para represar a água de um rio. Esta água quando liberada por grandes calhas ou vertedouros, o seu movimento faz com que turbinas especiais girem e produzam energia através do movimento das águas.
A energia hídrica depende do volume de chuvas para manter as represas sempre cheias e assim garantir a geração de energia.
Um ponto negativo é a necessidade de inundar grandes áreas para armazenamento da água.
Biomassa
A energia de biomassa é gerada através da queima de materiais orgânicos, como o bagaço da cana-de-açúcar, madeira, palha de arroz, óleos vegetais, entre outros, combustíveis orgânicos.
Apesar da queima destes materiais liberar CO2 – Monóxido de Carbono na atmosfera, ainda assim a energia é considerada limpa, pois antes da queima é feito o plantio de novas mudas que irão absorver o CO2 gerado na queima, gerando assim um ciclo de compensação do CO2.
Energia Geotérmica
Sabemos que no interior da terra há grande presença de calor e o quanto mais próximo chegarmos de seu núcleo, maior é a temperatura encontrada.
Nas geração de energia geotérmica, injeta-se água no interior da terras através de grandes dutos desenvolvidos para este fim. A água então retorna através da forma de vapor, sendo este vapor utilizado para movimentação das turbinas que geram energia elétrica.
Energia Maremotriz (Energia das Ondas do Mar)
Esta é a energia absorvida das forças da maré, ou ondas do mar, sendo mais conhecida como maremotriz, que funciona da seguinte forma: Grandes hélices são instaladas no fundo do mar, as correntes marítimas passam por estas hélices e as movimentam, o giro das hélices por sua vez movimentam turbinas, transformando a energia das ondas em energia elétrica.
Energia Nuclear
A energia nuclear, é liberada através da reação entre elementos químicos. O fato de envolver estes elementos requer muito cuidado a fim de se evitar acidentes.
Acidentes radioativos podem destruir tudo à sua volta, por isso apesar de ser uma grande fonte energética requer muito cuidado e profissionais altamente qualificados. Além de necessitar de altos investimentos tecnológicos.
Tipos de Energia usadas no Brasil
Todos os países do mundo vão se desenvolvendo e se industrializando com o passar dos anos e com isso a necessidade e a demanda por suprimentos aumenta, inclusive a energia elétrica. Dados de 2017 mostravam que o Brasil tinha alcançado 152GWp, enquanto a Alemanha que possui 1/3 da população brasileira possuía por volta de 200GWp.
O Brasil possui a matriz energética mais renovável do mundo. Uma porcentagem de mais de 45,3% de toda energia elétrica utilizada no Brasil é gerada através de usinas hidroelétricas, biomassa e etanol, eólica e há um grande crescimento na participação da energia solar fotovoltaica.
Conclusão
Neste artigo você conheceu os tipos de energia solar e as principais fontes de energia do mundo, as suas diferenças e o seu funcionamento básico.
Dúvidas ou sugestões? Não esqueça de nos deixar seus comentários.