“Você, com certeza, sabe o que é uma usina hidrelétrica, não sabe? Pois a fazenda solar é, tecnicamente, por definição a mesma coisa. Quer saber com detalhes o que é e como funciona a geração de energia através dessas fazendas? Continue a leitura.”
— A fazenda solar é responsável por gerar eletricidade a partir dos raios do sol. E, sim, o Brasil possui algumas centenas de fazendas solares espalhadas por todo o país.
É uma boa escolha para os consumidores, pois, além de pagarem pelo consumo de energia sustentável, não precisam investir em equipamento próprio para suas residências. Pode-se dizer que é um grande terreno de espelhos refletores, no caso, painéis solares que captam perfeitamente os raios solares e os convertem em energia para ser usada por muitas pessoas.
Confira o que é uma fazenda solar e como elas geram energia suficiente para residencias.
O que é fazenda solar?
Fazendas solares, apesar do nome nada característico, não estão localizadas exclusivamente em fazendas no meio rural, mas sim, em todo ambiente que seja consideravelmente grande e ensolarado, onde os painéis solares consigam captar o máximo de raios de sol.
Essa é mais uma usina de energia elétrica existente no Brasil, no entanto, suas diferenças para com as demais é notável, como a total ausência de poluição.
Mas, como as fazendas solares funcionam?
Da maneira mais técnica possível, à fazenda solar produz eletricidade a partir da energia solar e distribui por meio de uma rede de distribuição pública. Essa rede registrará a energia e a converterá em créditos. No entanto, temos de começar pela parte mais simples que é a escolha do local.
Antes de tudo, a fazenda solar funciona na presença de uma grande incidência solar, ou seja, quanto mais sol melhor. Por isso, é preferível que ela se fixe em ambiente onde o sol é forte, para poder ser melhor captado por seus painéis solares. A eficiência depende da presença do sol forte sobre a fazenda. Por esse motivo, elas são instaladas em locais mais abertos, no caso, algo que lembre fazendas, o que nos leva ao motivo do nome.
Como a energia gerada por fazendas solares chega ao cliente?
Bem, essa parte é um pouco mais complicada de entender, então vou tentar explicar de uma maneira fácil. A energia chega ao consumidor pelos cabos da rede pública instaladas. O consumidor terá de adquirir cotas de energia da fazenda solar. É como pedir comida pelo aplicativo de celular, onde você pede uma certa quantidade que lhe seja suficiente para suprir as necessidades.
É realizado um cálculo sempre que chega ao final do mês, sendo verificado a diferença dos créditos contratados e do consumo tido. Com isso, o consumidor acaba por pagar uma fatura energética inferior, acarretando em uma economia.
Geração de energia compartilhada
A ANEEL criou um regulamento referente a essa ação que é chamada de “geração compartilhada”. Essa é a Resolução Normativa 687/2015. É uma definição bem simples, porém, bem interessante. Imagine que você tem a ideia de criar uma empresa e alguns amigos seus, que compartilham do mesmo interesse, também querem se juntar a esse negócio.
Vocês todos se juntam para reunir os fundos necessários e repartir os gastos por igual na abertura de empresa. Por fim, todos recebem a porcentagem correta do que pagaram. No caso, a parcela de energia de acordo com o valor que ele investiu. Uma fazenda solar se inicia assim, onde várias pessoas se reúnem, no caso, consumidores, para criá-la. Assim, todos eles usam a energia produzida na fazenda para si próprios, dividindo em porcentagens.
Existem duas formas para isso, a cooperativa e através de consórcio. A cooperativa requer uma quantidade mínima de participantes, que são 20 pessoas. Já o consórcio permite que grandes empresas, que queiram entrar no negócio, se associam. A quantidade mínima vale para ambos os jeitos.
Vantagens e desvantagens da fazenda solar?
Bom, tudo tem os dois lados. A primeira vantagem associada a isso eu mesmo que comentei no início, que a não necessidade de instalar um equipamento por casa. Dessa forma, o cliente não precisa se preocupar com a manutenção e limpeza do equipamento solar.
O investimento também é baixo e a economia é animadora, mesmo sendo inferior a um sistema fotovoltaico individual. A fazenda solar não está livre de pagamento, sendo que a necessidade de contratação de um plano é eminente. E pode sofrer alterações.
CONCLUSÃO
Fazenda solar não é um termo muito conhecido, porém, você já deve ter visto em programas de televisão, filmes, reportagens e noticiários. É uma boa opção quando reunida em grandes grupos, auxiliando na sustentabilidade e na economia com a conta de energia.