Estacionamento Solar – Como funciona e quais os benefícios?

“Você sabia que um estacionamento, além de guardar seu carro, pode servir para gerar energia elétrica para o estabelecimento? É o caso do estacionamento solar. Continue a leitura do texto e saiba como eles funcionam.”

— Os estacionamentos solares infelizmente são uma tecnologia não muito vista no Brasil, mas que pode crescer daqui a alguns anos, devido ao avanço surpreendente da energia solar no país.

Estacionamento Solar

A tecnologia fotovoltaica está ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento no mercado mundial, sendo uma das formas de energia limpa mais conhecida e usadas por várias pessoas e empresas tanto no Brasil quanto em algumas partes do mundo.

Mesmo inacessível a algumas pessoas, a energia solar no Brasil tem ficada cada vez mais barata ao longo dos anos. Estima-se que, futuramente, todos tenham implementado um equipamento de geração independente de energia elétrica.

O sol é a maior bateria da nossa galáxia, sendo uma fonte de calor inesgotável para nós, por tanto, uma bateria eterna na qual não precisamos nos preocupar. Com as novas tecnologias surgem invenções baseadas nela. Você conhece o estacionamento solar? Ainda não? Neste texto você vai poder entender como eles funcionam. Confira!

Estacionamento Solar: Economia e benefícios para sua empresa

Para quem busca uma alternativa 2 em 1 o estacionamento solar é uma boa ideia. Isso porque você reúne duas utilidades, uma cobertura onde você pode estacionar o carro e um captador de raios solares para conversão em eletricidade.

Os estacionamentos solares são basicamente grandes estruturas feitas para abrigar os carros e que possuem instalados em seu teto placas solares na qual usam para ter uma melhor captação do sol e convertê-los em energia elétrica que vai abastecer o estabelecimento.

Veja também:  Geração Distribuída de Energia Solar - Como funciona?

Essa construção tem mais funções do que você pensa, além das duas que eu já mencionei. Ela é uma forma de promover a política de sustentabilidade da empresa, em outras palavras, dar uma cara nova para determinado negócio.

Mostrando que até mesmo ela está investindo em ações sustentáveis de preservação. Isso contribui para a credibilidade e reconhecimento na empresa, além do mercado atuante, na lista de negócios que buscam a preservação ambiente e que evitam poluição.

Claro que a economia é gigantesca, pois, os painéis solares convertem energia o suficiente, por estarem em um ângulo perfeito de captação, que pode abastecer toda uma empresa, seja ela qual for.

Menos ocupação

Painéis solares são bem grandes, e quando instalados em terra ou em telhados, ocupam boa parte do espaço. No entanto, quando instalados em telhados desta maneira, pode-se abranger um maior terreno, as colocando sobre estruturas que não atrapalharam em nada o movimentar.

Sem contar que nenhuma construção ou vegetação próxima poderia atrapalhar na captação. Sem contar os prédios, por isso, é recomendado que a sua empresa esteja em um lugar mais aberto ou tão alto quanto os prédios.

De qualquer modo, pondo os painéis suspensos suas vantagens aumentam e seu carro ganha uma proteção sobre o sol quente.

Uma ideia para carros elétricos

Essa parte é uma ideia que encontrei enquanto pesquisava estruturas deste tipo com painéis solares. Quero alertar que não apareceu em nenhuma das pesquisas, porém, é uma ótima ideia a ser pensada.

Os estacionamentos solares podem proporcionar não apenas uma parada para o carro e energia limpa para seus proprietários. Mas, pode servir como uma parada de carregamento para carros elétricos.

Veja também:  Como homologar sistema de energia solar fotovoltaico

No brasil, os carros elétricos estão crescendo cada vez mais, sendo um veículo que não emite nenhum tipo de poluição, respiratória ou sonora, e que ainda pode rodar por muito tempo sem precisar de carga.

Porém, em algum momento eles vão precisar e o estacionamento de energia solar pode resolver esse problema. Utilizando a energia solar, pode-se montar pontos de recarga para carros elétricos autossuficientes, ou seja, com 100% da energia produzida pelos painéis solares.

Um meio de recarregar um carro elétrico, produzir energia própria e economizar 100% com a fatura de conta de luz, considerando que a tecnologia de produção de energia limpa está bem mais avançada.

Sendo possível utilizar as placas fotovoltaicas para gerar energia em dias nublados e até chuvosos. Os estacionamentos solares são bem mais vantajosos do que você pensa.

Resistência em tempos ruins

Chuva, granizo, neve, vento são apenas a algumas situações nas quais os painéis solares conseguem suportar. Dado assim, mais segurança para o seu carro que está estacionado.

A limpeza e irrigação são mais fáceis, os custos de manutenção são menores, os custos diminuem. Ao menos com energia elétrica. E a implantação de estacionamento solares como recargas de carros elétricos é uma ideia que mais rende do que custa.

Conclusão

Leia tudo de novo e conte quantos benefícios os estacionamentos com energia solar podem lhe proporcionar. Muito, não é? Além disso, o meio ambiente agradece a utilização desse sistema. E então, curtiu essa forma de utilizar a energia solar a nosso favor? É a tecnologia colaborando para a sustentabilidade.