Como gerar energia solar na minha casa e empresa

“Quer saber como gerar energia solar para sua casa ou empresa? Está no lugar certo! Neste post, vamos falar sobre como você mesmo pode gerar sua energia de forma simples e rápida. Confira a passo a passo!”

As fontes de energia renovável tem ganhado muita atenção nos últimos anos. E com isso, cada vez mais as pessoas procuram saber como podem também aderir a energia limpa. Se você quer entender melhor como pode ter energia solar na sua casa ou empresa, veio ao lugar certo.

Como gerar energia solar

O aumento constante da conta de luz derivado do uso interrupto das termoelétricas não é apenas caro, mas extremamente poluente. Com isso, instalar um sistema de geração de energia solar se tornou uma excelente opção para economizar e proteger o meio ambiente. Instalar energia solar em casa ou em uma empresa já é acessível para a maioria das pessoas que pagam uma conta de luz alta.

Como solicitar sua instalação

Para gerar energia solar você precisa instalar um sistema fotovoltaico. Esse sistema é composto por placas solares, inversor solar, string box e outros equipamentos complementares. Com o sistema solar fotovoltaico instalado a energia do sol será convertida em eletricidade. Toda energia extra que for gerada, será “jogada” na rede elétrica da sua casa ou empresa.

Para calcular com precisão quanto custa instalar energia solar você deve utilizar como cálculo o seu consumo médio mensal de energia dos últimos 12 meses. Procure na conta de luz o valor mensal em kWh. É com base neste número que deve ser calculado a dimensão do seu sistema de energia solar.

Com essa informação em mãos você deve procurar uma empresa especializada para fazer a instalação. Não é recomendado que faça você mesmo. Isso porque o processo pode ser perigoso. Além disso, para conectar o seu sistema na sua casa ou empresa, você vai precisar de uma autorização da sua distribuidora de energia.

Veja também:  Sistema de Aquecimento Solar - Como funciona e quanto custa?

O procedimento padrão é que a empresa que irá instalar seu sistema faça uma visita técnica para formalizar o orçamento. Em seguida é feito o projeto da instalação da placa solar que é então mandando à distribuidora para adiantar o processo burocrático de conexão do seu sistema à rede.

Depois disso, é instalado o sistema de energia solar no local mais adequado e então homologado a instalação das placas solares junto a distribuidora. A partir daí você já está produzindo a sua própria energia renovável com luz solar. E a partir de então não precisa mais se preocupar com as contas de luz.

Entenda o processo para gerar energia solar

Primeiro, com base no layout desenhado para o sistema, a equipe de instalação, sobe no telhado e desenha onde será alocado cada painel solar. Em seguida, são instalados os suportes dos painéis solares. Esse processo varia de acordo com o tipo de telhado encontrado na sua casa ou empresa.

Em telhados de barro, as telhas são removidas nos lugares de acordo com o layout, e os suportes são aparafusados nestes pontos para garantir a base da fixação do sistema. Já em telhados de metal, a instalação é mais simples e o suporte é aparafusado através da própria telha garantindo segurança e proteção contra infiltrações.

O próximo passo é instalar os trilhos onde os painéis solares serão fixados. As estruturas de fixação são todas pré-fabricadas, geralmente em alumínio. Os trilhos são feitos para encaixar perfeitamente nos suportes e garantir um local ideal para fixar os painéis solares.

Depois disso, é hora de instalar as placas solares sobre os trilhos e conectar os cabos. Com os trilhos bem fixos é então o momento de instalar os painéis em seu devido lugar e conectar os cabos. A parte final da instalação consiste em conectar os painéis no inversor solar e instalar o inversor na rede elétrica.

Veja também:  Como fazer Limpeza e Manutenção do Sistema Solar Fotovoltaico

Essa etapa é feita somente pelo eletricista. Após a instalação e a conexão à rede, o sistema de energia solar já está produzindo energia elétrica. Pronto, a partir daí você já pode começar a gerar energia solar para sua casa ou empresa.

Manutenção do Sistema de Energia Solar

A manutenção do sistema é mínima e de baixo custo, mas, ainda assim, deve ser feita. Ela consiste basicamente
em limpar as placas solares anualmente, ou quando o sistema apresentar uma queda na produção de energia. Esta limpeza é simples, basta passar um pano ou esguichar um pouco de água que a placa estará limpa.

A outra parte da manutenção é relacionada ao inversor solar. Dependendo do tipo de inversor usado será necessário substituir uma ou outra parte dele após 5 ou 10 anos. De modo geral, o impacto da manutenção no custo da energia é baixo e não representa mais do que 1% por ano do custo total do sistema.

Agora que você já sabe como funciona o processo. Dá pra ver que é simples e possível sim gerar energia solar em casa ou empresa. É preciso apenas que você procure se informar sobre as melhores opções disponíveis para a sua situação. O futuro da energia limpa está ao seu alcance.