Telhas Solares – Vale a pena investir em um telhado solar?

“Pretendendo instalar um sistema de captação de energia solar em sua casa ou empresa e está à procura de formas mais barateadas? As telhas solares podem ser uma boa oportunidade. Continue a leitura do texto e entenda.”

Telhas solares eram instaladas em alguns imóveis comerciais e industriais a alguns anos atrás. Finalmente agora seu preço tem abaixado, fato que aumenta a condição de seu uso residencialmente dizendo, tendo então uma crescente também em sua popularidade.

O que é Telhas Solares

A tecnologia tem evoluído a passos largos nos últimos anos, e seu desenvolvimento faz com que aspectos de nossa vida se transformem. Dentre elas está justamente a forma como captamos e usamos a energia elétrica em nossas casas ou empresas. Hoje já é possível buscar e encontrar várias fontes distintas de energia elétrica, todas buscando um cenário de uso mais sustentável.

Hoje nós iremos falar de uma delas, a telha ou telhado solar. Será que vale a pena comprar esse material? Quais são suas vantagens? E desvantagens? Vamos responder essas e mais algumas outras questões a seguir, então fique conosco.

Qual é a diferença entre as telhas solares e as placas fotovoltaicas?

As placas solares fotovoltaicas são um pouco mais conhecidos que as telhas. É bem possível que você já tenha visto sobre uma casa ou em alguma instituição.

Mas, você entende os que essas placas fazem? Bem, de uma maneira simplificada podemos dizer que as placas suam os raios solares para criar sua energia elétrica, em um processo térmico.

As telhas não irão apenas fazer essa mesma função da placa, como elas também são telhas. Ela apresenta então duas funções:  gerar a nossa eletricidade e também atuar como parte de nossa cobertura.

Veja também:  Energia Solar para Condomínios - Entenda como funciona

Essas telhas possuem o mesmo tamanho, em média, das telhas convencionais de cerâmica. Vale destacar que a instalação das telhas solares são mais trabalhosas que do painel, justamente por fazer parte da estrutura que cobrirá toda sua casa. No caso da placa, podemos colocar uma quantidade reduzida e pronto, tudo certo.

Como funciona as telhas solares para residências e empresas?

Essas telhas solares possuem um sistema fotovoltaico em seu material de construção. Logo, elas serão capazes de transformar a luz solar em eletricidade.

Quando o raio solar atinge sua telha, a luz do sol irá perder um elétron, esse elétron irá viajar por um circuito elétrico em um setor onde outros elétrons já estão sendo guardados. Essa coleção de elétrons serão usados mais á frente para fazer a geração de energia elétrica. Esse é o processo padrão que toda telha solar possui para gerar eletricidade para sua casa ou empresa. Inclusive também em painéis ou películas de vidro com células fotovoltaicas.

o que é telhado solar

Vale a pena investir em um telhado solar?

Nesse ponto, será importante levarmos alguns fatores em consideração para escolher usar ou não instalar um telhado solar. Elas cercam muito a região onde você vive e condições pessoais mesmo. Pois, apesar da diminuição de preço ano após ano, esse ainda é um investimento alto e ter total confiança que ela será efetivamente útil é um fator decisivo.

Vamos então nessa seção levar em consideração aspectos necessários como o custo inicial, durabilidade e valor do imóvel.

Custo inicial

O custo a ser feito para instalação desse tipo de estrutura é ainda considerado muito alto. Embora seu valor possa variar dependendo do tipo de construção, seu valor costuma sair por cerca de 40 mil reais. É exatamente por isso que mesmo vem se popularizando, essa tecnologia ainda não conseguiu “emplacar” no mercado. Mas, é bom deixar claro que se formos pensar mais a longo prazo, esse preço tende a diminuir, pois o avanço da tecnologia consegue entregar formas mais baratas de ter acesso a mesma estrutura.

Veja também:  Energia Solar Fotovoltaica - O que é, como funciona o Sistema Solar?

Durabilidade

Teoricamente a durabilidade da telha solar não seria um problema em condições naturais. Sua estrutura é considerada forte e resistente e assim iria durar por um bom tempo. Porém, destacamos que isso se dá em condições naturais. Para situações mais extremas como fortes chuvas ou situações com queda de árvores é bastante provável que sua estrutura seja danificada, rendendo um bom prejuízo.

Valor do imóvel

Telhas solares podem afetar no valor final do seu imóvel, afinal de contas, elas agregam valor, com uma tecnologia ainda pouco usada e que é tendência para o futuro. Sendo assim um diferencial no mercado de imóveis.

Essas telhas irão significar em uma economia que pode ser grande em sua conta de luz. Porém caso essas telhas instaladas possuam uma tecnologia defasada, o valor do imóvel poderá cair. Afinal o custo benefício não será positivo e o novo dono precisará, provavelmente investir em nova estrutura.

Ah, e pense bem ao colocá-las, se seu plano é ficar pouco tempo na casa, para que investir em algo tão robusto?

Conclusão

Como você pode notar as telhas solares têm a mesma eficiência que um painel solar fotovoltaico, a unica diferença é o tamanho e a quantidade de telhas necessárias para gerar energia elétrica.

Analise as suas condições e invista em um telhado solar, pois você terá o retorno em alguns anos e depois poderá usufruir de 100% de lucro da energia limpa gerada pelo Sol.