Energia fotovoltaica – O que é, como funciona o sistema fotovoltaico?

“Você já deve ter ouvido falar em energia fotovoltaica. Mas, afinal o que é e como funciona? Acompanhe este texto até o final para entender melhor sobre esta promissora tecnologia.”

A energia fotovoltaica, como o próprio nome já diz, é a energia gerada pelo sol. A preocupação da humanidade com a escassez de outras formas de geração de energia e com o crescimento sustentável do planeta, fez com que pesquisadores buscassem alternativas de geração de energia que não geraram impactos na natureza e ao mesmo tempo fossem eficientes e acessíveis.

Energia fotovoltaica

Através da busca por outras fontes de energia, chegamos ao que conhecemos hoje como energia solar ou fotovoltaica.

O que é Energia Fotovoltaica?

Em resumo, a energia solar fotovoltaica nada mais é do que o aproveitamento da energia que é transmitida a terra através dos raios solares.

Um fato curioso é a possibilidade de aproveitamento da energia até mesmo em dias nublados, isso ocorre devido aos sistemas fotovoltaicos não dependerem da luz em sim, mas simplesmente dos raios emitidos pelo sol.

Além disso, é considerada uma energia limpa e sustentável, pois não causa impactos ambientais e sua fonte de energia, o próprio sol, é considerada inesgotável.

Como funciona a Energia Fotovoltaica?

Mas então, aqui fica uma das maiores dúvidas no assunto? Como funciona? Como transformar raios solares em energia elétrica para residências e empresas?

A energia transmitida pelo sol é captada por painéis solares, que é uma espécie de placa confeccionada em materiais condutores de energia como o silício.

Então, energia captada pelos painéis é transportada até um equipamento conhecido como inversor e que possui a capacidade de converter a energia fotovoltaica na energia elétrica que conhecemos e utilizamos todos os dias.

Veja também:  Quanto Custa Energia Fotovoltaica para Casas e Empresas

A utilização do inversor é importante, visto que a energia dos raios solares é captada na forma de corrente contínua, enquanto os equipamentos elétricos utilizam outra forma de corrente elétrica, conhecida como alternada.

No período noturno, como funciona?

Outra dúvidas comum é a respeito do funcionamento do sistema solar em períodos noturnos.

Durante o dia, os painéis estão continuamente captando energia e alimentando a rede elétrica, entretanto no período noturno como ficaria?

Para solucionar esta questão, um sistema fotovoltaico pode ser equipado com um banco de baterias solares que é alimentado durante o período de captação da energia fotovoltaica, sendo assim nos períodos noturnos é possível utilizar a energia que foi armazenada durante o dia nos sistemas de baterias.

Além disso é possível ainda fornecer energia a concessionária de energia elétrica, é isso mesmo? Sim, você pode vender energia solar fotovoltaica. As concessionárias compram a energia solar fotovoltaica gerada por consumidores.

O consumidor que possui um sistema de energia fotovoltaica em sua residência ou empresa, pode realizar um cadastro para que a sua energia ou parte dela seja vendida para a distribuidora de energia, sendo assim o consumidor receberá em troca créditos em suas futuras contas de energia elétrica.

O sistema de energia solar fotovoltaica precisa ser instalado em minha casa ou empresa?

Se você não tem espaço para instalação dos painéis ou mora em um prédio por exemplo, talvez tenha pensado que não poderia utilizar um sistema fotovoltaico, porém isso não é uma verdade.

Atualmente, o sistema fotovoltaico não precisa estar necessariamente instalado no mesmo local de consumo. Este fato é possível devido a um conceito conhecido como geração distribuída.

Veja também:  Principais Vantagens e Desvantagens da Energia Solar

Como funciona? É possível realizar a instalação do sistema fotovoltaico em um endereço e aproveitar em outro, através de créditos na conta de energia.

Sendo assim, a energia gerada em um endereço pode ser convertida em créditos em outro local, desde que solicitado a concessionária de energia elétrica. Desta forma, mesmo aqueles que possuem limitações de espaço podem aproveitar os benefícios gerados em relação a economia na tarifa de energia elétrica.

Inclusive, já existem empresas que vendem energia solar fotovoltaica, é isso mesmo! Algumas empresas do setor investem em grandes conjuntos de geração de energia fotovoltaica, conhecidos como usina solar ou usina fotovoltaica. Estas empresas vendem cotas da energia gerada para consumidores interessados que em troca recebem bons descontos em suas contas de energia elétrica!

Conclusão

Bom, aqui procuramos retirar algumas dúvidas comuns e explicar melhor o que é e como funciona um sistema de energia solar fotovoltaica. Continue acompanhando a página e esteja sempre atualizado no assunto, conhecendo um pouco mais da tecnologia e suas curiosidades.

A energia solar fotovoltaica é considerada a energia do futuro! Dúvidas ou sugestões? Não deixe de comentar. Até a próxima!