Bateria Solar – O que é, como funciona, qual preço?

“Entenda como a bateria solar auxilia aos sistemas solares fotovoltaicos para geração de energia para sua residência ou empresa. Saiba como funciona, os valores e também os tipos de baterias disponíveis no mercado.”

Com a crescente utilização dos sistemas de energia solar, surge a dúvida: E nos períodos noturnos ou em dias de tempestade, como garantir a autonomia de um sistema de energia solar? Acompanhe este artigo que você ficará por dentro de tudo sobre o assunto.

Bateria Solar

Bateria Solar para Sistemas Fotovoltaicos

Os sistemas de geração de energia fotovoltaica, dependem do sol, pois os raios solares são o combustível necessário, utilizado pelos painéis solares para transformação na energia elétrica que você já conhece e usa na sua casa ou trabalho.

Porém alguns usuários desejam ou necessitam de contínuo fornecimento de energia solar, até mesmo em dias chuvosos ou no período da noite, seja por simples redução na conta de energia elétrica ou pela motivação de ser totalmente independente da rede pública de energia.

Mas, como utilizar a energia solar nos momentos em que não há sol? Realmente não existe mágica, o sol é fundamental e necessário para o funcionamento do sistema, mas não está presente 24 horas por dia, entretanto nosso consumo energético não para.

A solução para cobrir estas lacunas referente aos períodos sem incidência de raios solares e consequentemente sem produção de energia seria uma forma de armazenar a energia gerada durante o dia para uso a noite, por exemplo. E essa é a função das baterias, mais especificamente das baterias solares.

Nos últimos anos, grandes fabricantes do setor energético começaram a anunciar a produção de baterias com especificações especiais para atender a demanda por armazenamento de energia solar. Uma das principais características das baterias solares é a sua vida útil que é em torno de 10 anos!

Veja também:  Kit de Energia Solar - Guia Completo dos Tipos e Preços do Kit Solar

Tipos de Sistemas de Energia Solar

Sistema Off-Grid

O Sistema Off-Grid de energia solar é aquele em que não há qualquer conexão do consumidor com a rede pública de energia elétrica. Isso significa que os sistemas solares produzem 100% da energia necessária para atender a demanda da residência por exemplo, sendo que durante o período da noite, é utilizada a energia armazenada nas baterias solares.

Sistema Híbrido

Neste sistema, você mantém a sua conexão com a rede pública, mas também possui um banco de bateria solar, menor que no sistema Off-Grid. Nos sistemas híbridos a prioridade é utilizar a energia solar direta ou as armazenadas nas baterias, utilizando a energia pública em último caso.

Sistema On-Grid

No sistema On-Grid nenhuma bateria solar é utilizada, você consome a energia produzida diretamente com os painéis solares e em períodos onde não há produção, você utiliza a energia da rede pública. Ou seja, continua conectado a rede pública e não possui baterias, mas pode reduzir o seu consumo na conta de luz em até 95%.

Como Funciona o Sistema com Bateria Solar?

O Painel Solar produz a energia elétrica em corrente contínua, que passa pelo inversor para corrente alternada, que é a utilizada nos eletrodomésticos, logo após a energia é armazenada nas baterias solares que são interligadas aos quadros de luz e distribuem a energia para os pontos de consumo da residência.

Tipos de Bateria Solar para Sistemas Fotovoltaicos

1 – Bateria Solar de Chumbo-Ácido

As baterias de chumbo-ácido foram as primeiras baterias solares desenvolvidas para os sistemas solares. Ainda é confiável e pode ser utilizada. No entanto, com o rápido crescimento das tecnologias voltadas para a “Energia Solar”, elas ficaram para trás e foram substituídas por novas tecnologias, com preços mais acessíveis e com garantias mais longas.

Veja também:  Energia Solar no Campo - Quais são os benefícios?

2 – Bateria Solar de Íon de Lítio

As baterias de íon de lítio se espalhou rapidamente nos EUA por meio da montadora de carros elétricos Tesla, que desenvolveu a bateria Tesla Powerwall. Atualmente, as baterias de íon de lítio são a tecnologia mais utilizada para armazenamento de energia solar. Tem preço acessível, garantia de anos e design inovador.

3 – Bateria Solar de Fluxo

Esse tipo de bateria está conquistando pouco a pouco o mercado de baterias residenciais e empresariais. São chamadas de baterias de fluxo,  porque possuem uma solução à base de água de Zinco-Brometo que se desliza por dentro. Não é produzida no Brasil ainda.

4 – Bateria Solar de Níquel Sódio (ou Bateria de Sal Fundido)

O custo da bateria solar de níquel sódio é extremamente baixo e é quimicamente seguro manuseá-las. Além disso, sua fabricação é feita através de matérias em abundancia (níquel, ferro, óxido de alumínio e cloreto de sódio – famoso sal de cozinha). A bateria de níquel sódio tem grande potencial potencial para desbancar as baterias de íon de lítio no futuro.

Baterias solares para residências

Quantas Baterias Solares eu preciso para Minha Casa?

Tudo depende de quantas pessoas moram na residência, o tamanho, o projeto e etc., mas vamos a um exemplo básico:

Uma casa com 4 pessoas consome em média 18kw/h por dia, sendo 70% deste consumo no período da noite, onde os painéis não estão produzindo energia.

Ou seja, a residência precisará de aproximadamente 12.6kWh de energia por dia. Neste caso uma bateria solar de 13.5Kw/h já seria suficiente para alimentar toda a rede. Porém o custo ainda é muito elevado para um sistema totalmente auto suficiente e que utilize baterias.

Uma bateria solar para atender o exemplo acima sairia por cerca de 7 mil dólares, algo em torno de 26 mil reais na cotação atual.

Devido ao alto custo, sistemas totalmente independentes são instalados apenas em casos muito específicos, como locais onde não há distribuição de energia elétrica, por exemplo.

Veja também:  Como Instalar Energia Solar - Passo a passo para instalar em sua casa

Preço da Bateria Solar no Mercado

O preço da bateria solar varia de acordo com sua capacidade e fabricante. As baterias ainda são importadas de fora do país, sendo este um dos principais motivos de seu alto custo, pois a compra é feita em outras moedas como o Euro ou Dólar. Veja abaixo:

  • Bateria Solar Ampetus Super Lithium – 3kWh – USD  1.840,00
  • Bateria Solar LG Chem RESU 6.5 – 6.5kWh – USD  5.250,00
  • Bateria Solar BYD B-Box LV Residential – 10.24kWh – USD  6.980,00
  • Bateria Solar LG Chem Resu 10 – 9.8kWh  – USD 7.000,00
  • Bateria Solar Tesla Powerwall 2 – 14 kWh – USD  7.000,00

Conclusão

Aqui você entendeu melhor sobre como funciona um sistema fotovoltaico com baterias e conferiu o seu custo.

A utilização de bateria solar nos sistemas fotovoltaicos ainda não é economicamente viável, salvo casos necessários, como em locais onde não há rede pública de distribuição elétrica de energia.