Ar-Condicionado Solar – É possível um aparelho movido a Energia Solar?

“Verdade ou mito: será que existe Ar-condicionado Solar? Descubra aqui! Fizemos este texto para que você possa entender se é possível ou não um ar-condicionado ser totalmente movido a energia solar. Confira!”

Quando chega o verão, buscamos sempre uma forma de ficar refrescado e livre do calor absurdo de 40º graus que faz no dia a dia. Quem possui ventiladores e ar-condicionados em casa sabe o quanto é bom o uso desses aparelhos. No entanto, há um problema gigantesco nisso: A conta de luz!

Ar-Condicionado Solar

Esses tipos de aparelhos utilizam muita energia elétrica para funcionar e acabam aumentando a conta de luz. E como energia solar é sinônimo de “desconto na energia elétrica e economia”  a busca por Ar-condicionado Solar aumentou consideravelmente. Saiba aqui se é realmente possível um ar-condicionado movido a energia solar ou isso é uma farsa.

O que é Energia Solar?

Em resumo, a energia fotovoltaica nada mais é do que o aproveitamento da energia que é transmitida a terra através dos raios solares.

Um fato curioso é a possibilidade de aproveitamento da energia fotovoltaica até mesmo em dias nublados, isso ocorre devido aos sistemas fotovoltaicos não dependerem da luz em si, mas simplesmente dos raios emitidos pelo sol.

A energia fotovoltaica é considerada limpa e sustentável, pois não causa impactos ambientais e sua fonte de energia, o próprio sol, é considerada inesgotável.

Como funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

Mas então, aqui fica uma das maiores dúvidas no assunto? Como funciona a energia fotovoltaica? Como transformar raios solares em energia elétrica?

A energia transmitida pelo sol é captada por painéis solares, que é uma espécie de placa confeccionada em materiais condutores de energia como o silício. Então, energia captada pelos painéis é transportada até um equipamento conhecido como inversor e que possui a capacidade de converter a energia fotovoltaica na energia elétrica que conhecemos e utilizamos todos os dias.

Veja também:  Quanto Custa Energia Solar - Vale a pena investir?

Como funciona o Ar-condicionado?

O funcionamento de um aparelho de ar-condicionado combina as seguintes funções: ventilação, aquecimento, circulação, arrefecimento e filtragem do ar.

O ar condicionado possui um ventilador que puxa o ar do ambiente e o faz passar por uma serpentina com baixíssimas temperaturas, onde o ar é refrigerado pelo princípio da troca de calor.

Existe mesmo Ar-Condicionado Solar?

Com as altas temperaturas no verão as pessoas utilizam mais o ar-condicionado. Aumentado e muito o consumo de energia e como consequência a conta no final do mês

É possível utilizar um ar-condicionado totalmente movido a energia solar?

Ar-Condicionado Solar

É até possível fazer com que um aparelho de ar-condicionado funcione exclusivamente de energia solar, mas para isso seriam necessários muitos painéis solares, devido ao alto consumo destes aparelhos, sendo assim o custo seria elevado e com um tempo de retorno do investimento muito grande.

Além do mais o aparelho de ar-condicionado é muitas vezes utilizados mesmo em dias chuvosos, onde os painéis não conseguiriam suprir a sua demanda energética.

Sendo assim, a forma mais indicada de utilizar a energia solar para alimentar um ar-condicionado é a instalação de um sistema fotovoltaico, conectado à rede pública.

Durante o dia os painéis solares estão produzindo em seu pico de energia, devido a luz solar, neste momento os painéis podem até suprir toda a demanda do aparelho de ar condicionado, dependendo do sistema fotovoltaico que você possui, porém em períodos noturnos por exemplo, seria necessário utilizar a energia da rede pública.

Uma forma de compensação é com a venda da sua energia solar para a concessionária de energia, pois a energia gerada pelo seu sistema fotovoltaico não aproveitada é enviada para a rede pública e retorna como desconto em sua conta de energia elétrica. E, portanto geraria um abatimento no custo gerado com o consumo do ar-condicionado em momentos não atendidos pelos painéis solares.

Veja também:  Confira as tendências do mercado de energia solar para o futuro

Cálculo de Consumo Para Aparelhos de Ar-Condicionado

– Potência térmica: 9.000 BTU

– Tensão nominal: 220 V (Volts)

– Corrente nominal: 4,63 A (Ampères)

Memória de Cálculo

Potência = Tensão x Corrente

Potência = 220 * 4,63

Potência = 1.018,60 W ou 1,02 kW (quilowatt)

Considerando um aparelho que permaneça ligado toda a noite, considerando um período de 8 horas por dia dentro de um mês que possui 30 dias, temos:

8 horas por dia * 30 dias = 240 horas

Energia elétrica = 1.018,60 * 240 = 244,46 kWh/mês

Muitas residências não chegam a este consumo mensalmente em sua conta de energia elétrica.

Curiosidade: Você sabia que a LG possui um modelo de ar-condicionado solar?

Este modelo não está disponível no Brasil e possui uma placa solar de 70 Watts, o que não passa nem perto do que seria necessário para alimentar o equipamento, mas é uma atitude da marca para demonstrar a sua preocupação com o consumo consciente de energia.

Conclusão

Realmente o consumo de energia de aparelhos de ar-condicionado é muito elevado, não compensando a instalação de um sistema fotovoltaico apenas para atender a sua demanda.

Embora, ainda seja necessário um alto investimento para atender a demanda de um aparelho de ar-condicionado, o sistema fotovoltaico é uma excelente forma de reduzir o consumo de energia elétrica proveniente da rede pública e gerar descontos em sua conta de energia.

Nestes casos, o mais indicado é utilizar o sistema fotovoltaico com conexão à rede pública de distribuição de energia elétrica.