Usinas Hidrelétricas – O que são e como funcionam?

“Com certeza você já ouviu sobre usinas hidrelétricas e sabe a sua importância e utilização. Caso não saiba, estamos aqui para contar tudo que você precisa saber sobre essas gigantes construções. Continue a leitura e entenda!”

— As usinas hidrelétricas foram criadas para gerar a energia elétrica que eu, você, e muitas outros usam diariamente para executar centenas de tarefas, para entretenimento e trabalho.

Usinas Hidrelétricas

Mas, você sabe como as hidrelétricas geram eletricidade para uma cidade? Primeiramente, a água é o principal ingrediente de geração de energia elétrica. Uma curiosidade sobre as hidrelétricas é que elas representam a forma de produção de energia mais barata do país, por isso, é a principal usada.

Bora conhecer um pouco mais sobre as hidrelétricas? Continue a leitura do texto.

Como as usinas hidrelétricas produzem energia elétrica?

Como o próprio nome já sugere, é através da água que essas usinas hidrelétricas geram a eletricidade que usamos, ou melhor, é a força da água que torna possível gerar a eletricidade.

Antes de tudo, a água precisa ser represada para ser usada em uma hidrelétrica, a partir disso, a energia potencial torna-se cinética. O represamento é usado para gerar a pressão necessária para se conseguir a geração de energia mecânica.

A conversão é feita por uma grande turbina hidráulica, que converte a energia hidráulica em energia mecânica. O processo seguinte é por conta dos geradores, que realizarão outra conversão, a última, que tornará a energia mecânica em eletricidade.

Toda a eletricidade obtida é levada por uma linha de transmissão presa em grandes torres de aço, no entanto, essas linhas aquecem conforto a rede elétrica é transmitida, com isso, perde-se um pouco da energia elétrica gerada.

Apesar de ser considerada uma energia renovável, infelizmente, esse tipo de produção de energia pode ser prejudicial diante de alguns fatores ambientais causados tanto pela represa quanto pela usina.

Veja também:  Tipos de Energia Solar - Principais Fontes de Energia no mundo

A represa é necessária para criar a pressão na água, e a usina em si transmite calor ao produzir eletricidade, o que aumenta a temperatura em uma determinada área. A represa também prejudica ao aumentar o nível dos rios e criar alagamentos.

No entanto, independente disso, o Brasil continua sendo um dos maiores produtores de energia elétrica a partir de usinas hidrelétricas.

No Brasil, o percentual de utilização das hidrelétricas é enorme, chegando a 90%.

Com tantos estados utilizando exclusivamente da energia hídrica para gerar toda a energia consumida por dia, óbvio que o número das mesmas existentes seria alto. Ao todo, o Brasil possui, mais ou menos, 100 usinas hidrelétricas em funcionamento atualmente.

Usinas Hidrelétricas no Brasil

O Brasil é o terceiro maior produtor do mundo em potencial hidrelétrico, ficando atrás de países como Canadá e Estados Unidos. O país é também o terceiro com maior potencial hidráulico, estando atrás da Rússia e da China.

Usina Itaipu

Usina Hidrelétrica Binacional Itaipu, localizada no Rio Paraná, Brasil e Paraguai.

Confira abaixo as maiores e principais hidrelétricas do Brasil:

  • Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional: localizada no Rio Paraná, compreende parte do estado do Paraná e parte do Paraguai.
  • Usina Hidrelétrica de Belo Monte: localizada no Rio Xingú, estado do Pará.
  • Usina Hidrelétrica de Tucuruí: localizada no Rio Tocantins, estado do Pará.
  • Usina Hidrelétrica de Jirau: localizada no Rio Madeira, estado de Rondônia.
  • Usina Hidrelétrica Santo Antônio: localizada no Rio Madeira, estado de Rondônia.

As usinas hidrelétricas, grandes projetos

Em termos de complexidade, as usinas hidrelétricas são campeãs. A engenharia civil sofre um pouco na hora de construir uma dessas, e considerando o número de usinas que o Brasil possui, os engenheiros passaram muito tempo com a cabeça a doer.

Veja também:  Energia Renovável - O que é e quais são as principais fontes de energia?

Esse projeto complexo envolver, além de engenharia civil, a elétrica, energia e mecânica, até mesmo a área de hidráulica está na lista. E eu nem comecei a falar sobre a parte da geologia, das estruturas e concreto e tudo mais.

Basicamente, as usinas hidrelétricas foram construídas buscando a perfeição e, aparentemente, funciona, uma vez que o terceiro lugar dentre os maiores produtores de energia elétrica através dessas usinas pertence ao Brasil.

É a preferida por ser mais barata. A algum tempo, tive algumas aulas sobre o tema que tive pela internet, me foi mencionado algo que eu, logo depois, descobri não ser uma verdade.

A afirmação abordava os métodos de geração de energia, citando as hidrelétricas e as usinas nucleares. Onde as hidrelétricas foram tidas como vilãs poluidoras e caras. Na verdade, isso não passa de uma mentira.

Sim, as usinas hidrelétricas causam impactos ao meio ambiente, mas, esses danos são bem menores do que muitos afirmam. Além disso, é a forma de geração de energia mais barata. Mais barata e limpa que a própria energia nuclear.

Já estamos cansados de rever grandes tragédias referentes a usinas nucleares. Pode-se dizer que o preço que pagamos em caso de danos estruturais a elas é gigantesco, veja Chernobyl, por exemplo.

Curiosidades sobre Hidrelétricas

  • Você sabia que o Brasil é dono de uma das 7 maravilhas do mundo? Pois é, a usina hidrelétrica de Itaipu, sendo a segunda maior do mundo em geração de energia.
  • A China possui a maior usina hidrelétrica do mundo, a chamada Usina de Três Gargantas.
  • Cerca de 20% da energia elétrica produzida no mundo todo é proveniente de hidrelétricas.

Conclusão

Você entendeu o que é uma usina hidrelétrica e como ela funciona? Bem, eu espero que sim. Vale fazer um apelo aqui. O Brasil e todo o mundo atualmente está empenhado na preservação ambiental e você pode ajudar.

Veja também:  Energia Hídrica - Como funciona e quais as vantagens?

Basta economizar energia elétrica o máximo que puder. Sempre que alguém se conscientiza, as hidrelétricas não precisam trabalhar tanto, agridem menos o meio ambiente e a saúde da natureza melhora, não desperdice eletricidade.