Empresa de Energia Solar – Tudo que você precisa saber para abrir uma!

“O seu mercado de atuação está fraco e você está em busca de um novo mercado, de preferência em crescimento, para conseguir ter uma carreira duradoura e longa e ainda conseguir reconhecimento mundial pelo seu serviço? Bem, parece que você está em busca de abrir empresa de energia solar.”

— Este tipo de empresa está em crescimento aqui no Brasil e no mundo, aos poucos levando uma energia limpa, renovável e sustentável para todos, até mesmo nos lugares mais remotos do planeta.

Abrir Empresa de Energia Solar

Devo adiantar que abrir uma empresa deste porte não é tão fácil, porém, é muito lucrativo, principalmente quando a fama das energias renováveis está em alta.

Abrir empresa de energia solar e atuando no mercado

Uma empresa de energia solar tem muitas funções neste mercado, sendo o principal deles realizar o projeto e a instalação dos equipamentos de energia solar para os clientes.

Você pode atuar no mercado solar de duas formas:

  • Sua empresa pode comprar e revender equipamentos para a captação de energia solar ou mesmo servir como uma ponte que levará o cliente até os vendedores desses produtos.
  • Ou ficando responsabilizados apenas pela instalação, projeto e papelada da conexão da rede solar com a da distribuidora.

Atualmente, no Brasil pouco se comenta sobre energia solar, sabe-se pouco e esse desconhecimento acaba gerando dificuldades para o mercado, no entanto, não impede que o setor cresça um pouco mais todos os anos.

A cada crescimento, mais pessoas conseguem ter acesso a essa tecnologia solar, pois os preços caem um pouco mais. Estima-se que nos próximos anos, mais da metade das pessoas terá acesso a essa tecnologia sustentável.

E boa parte disso as instalará, considerando que o valor da conta de luz está aumentando a possibilidade de economizar neste custo e produzir sua própria eletricidade é atrativo para muitas pessoas.

Veja também:  Energia Alternativa - Tudo que você sobre precisa saber!

Decidindo seu futuro como empreendedor solar

Você deve, antes de resolver investir na abertura de uma empresa de energia solar, verificar tudo que será preciso para que ela funcione bem e, principalmente, o valor que deve colocar na mesa para fazê-la funcional. O valor eu vou deixar para o final, por enquanto, leia atentamente como se faz a abertura desta empresa.

Leia também: Veja o que é necessário para abrir uma empresa de energia solar

O curso profissionalizante

Antes de tudo, conheça a tecnologia, para isso, você terá a obrigação de fazer cursos de energia solar abordando cada coisa que tenha a ver com tecnologia fotovoltaica, até chegar nas atuais tecnologias no mercado. Recomenda-se que faça mais de 1 curso.

Os cursos preparatórios vão te ajudar a ganhar destaque na hora da abertura da sua empresa de energia solar, pois, será bem visto como um profissionais que entende a área que está atuando, conquistando respeito dos outros empresários.

Os cursos devem ir desde o ensinamento básico até o avançado de preferência, pegando todos os setores importantes do assunto como o funcionamento e a instalação dos equipamentos. E você tem a opção de cursos presenciais e também cursos online, clique aqui e veja qual você deve escolher.

Fique por dentro das Regulamentações da ANEEL

A segunda coisa mais importante é você entender o que a ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, diz a respeito da energia solar. Uma empresa de energia solar deve entender e cumprir todas as regulamentações desta agência.

A ANEEL é a responsável pelos regulamentos que regem a energia solar no Brasil, sendo também a que em 2012 criou a regulamentação que permitia a geração de energia própria em imóveis.

Veja também:  Sistema Solar Fotovoltaico - Como funciona em Casas e Empresas

Aqui eu deixo duas regulamentações pelas quais você pode começar a estudar. São elas as RN482 e RN687. Para conhecê-las mais a fundo pesquise pela ANEEL.

A equipe e os fornecedores

Uma empresa não é nada sem uma equipe qualificada, por isso, contratar pessoas que queiram trabalhar com você e que sejam comprometidas é mais um passo para abrir sua empresa de energia solar e ter sucesso.

A começar pela atendente, você deve ao menos ter um funcionário, ou funcionária que cuide do atendimento a clientes e que possa resolver problemas simples. Além, claro, de conversar com fornecedores.

A segunda importância é a equipe. Obrigatoriamente você deve buscar por profissionais no ramo. Qualquer pessoa pode dizer que pode instalar um sistema de energia solar, mas somente alguém qualificado conseguirá instalar.

A equipe de vendas é outra necessidade. Uma pessoa focada em marketing que consiga, através de métodos e planejamento, atrair clientes.

Por fim, os fornecedores. Eles são de grande importância para uma empresa de energia solar, pois, são eles quem lhe entregarão os equipamentos necessários para serem instalados. Por isso, cuidado, busque sempre a empresa que for mais confiável e que oferece vantagens para ambos.

Conclusão

Abrir empresa de energia solar não é tão fácil, mas também não é complicado, um pouco de esforço e algum investimento pode te ajudar a chegar onde quer. Lembrando, o investimento necessário, em alguns casos, pode chegar até 1 milhão.

No entanto, com o mercado em expansão, estima-se que em alguns meses após tudo pronto você já consiga recuperar esse investimento.