Veja o que é necessário para abrir uma empresa de energia solar

“Se você deseja empreender no ramo que mais cresce no Brasil e no mundo este é o melhor momento. Veja aqui o que você precisa para abrir uma empresa de energia solar.”

— O futuro está chegando e precisamos mais do que nunca de uma solução para o nosso problema de poluição e energia. Por sorte, possuímos a tecnologia perfeita para melhorar os dois campos.

como abrir uma empresa de energia solar

Claro que eu estou da energia solar. Essa forma de geração de energia sustentável se tornou opção para quem busca uma energia limpa e sustentável que não vai agredir ou poluir o meio ambiente.

Ao contrário das termoelétricas e hidrelétricas, a energia solar é sustentável e não causa nenhum mal. E você pode ser a pessoa que vai ajudar a tornar isso realidade. Como? Trabalhando para implantar esse sistema nas casas e empresas.

Confira agora como abrir uma empresa de energia solar, um mercado em crescimento atualmente.

O que é necessário para abrir uma empresa de energia solar


1 – O curso solar e o conhecimento

Obviamente, antes de sair instalando equipamentos de energia solar, é necessário que você entenda como funciona, a maneira correta de um equipamento ser instalado e todos os tipos que existem desses equipamentos.

Recomenda-se que você realize ao menos 3 cursos focados na área de energia solar. Desde o básico até o avançado, para que consiga entender como cada sistema e componente funciona.

Lidar com isso não é como passar a fiação em uma casa e ligar na energia de um poste, é algo muito mais complexo, mais complicado que deve ser estudado para que não acabe instalando nada incorreto, ou mesmo queimando o que não devia.


2 – Entenda seu negócio e conheça o valor do seu investimento

É como todos dizem, para ganhar dinheiro é preciso, antes, gastar. Tenha uma base do quanto você terá de investir para ter um negócio que possa ser lucrativo. Lembrando que é preciso comprar ferramentas, contratar ajudantes, equipamentos necessários para lidar com a área, etc.

Veja também:  Como ganhar dinheiro com energia solar no Brasil

Existem muitas variantes. Outra coisa, é necessário que você, investidor, não tenha essa pressa toda para conseguir recuperar o valor investido e começar a ganhar dinheiro de verdade com energia solar.

Essas coisas levam tempo, pois, é um mercado ainda em crescimento que não possui tanta demanda assim, apesar de ser um ramo lucrativo, você precisa saber esperar. É como investir em uma bolsa de valores.

Você não vai conseguir recuperar seu investimento em 1 dia ou 1 semana. Por tanto, esteja ciente que é isso mesmo que você quer fazer. Eu não garanto que seu investimento não vá demorar para retornar.


3 – Seja um franqueado

Outro fator que dificulta um pouco abrir uma empresa de energia solar é a falta de conhecimento por parte do público tanto para com essa tecnologia, quanto dos profissionais que atuam nessa área.

A energia solar no Brasil não é uma coisa recente, porém, nem é tão antiga, mas as pessoas não tem tanta informação assim, já que o assunto não veio, ainda, a ser discutido mais amplamente nos programas de televisão ou mesmo propagandas.

Um fator ainda problemático é a inviabilidade da compra dos equipamentos. Os equipamentos de energia solar custam muito, embora existem programas do governo como consórcios e linhas de financiamentos de energia solar, o público não se vê confortável a investir em uma tecnologia tão cara.

Os maiores consumidores são empresas, ou mesmo pessoas que buscam alternativa de conseguir uma geradora de eletricidade para suas casas, em lugares onde os postes de eletricidade ainda não chegaram. Por isso, ser um franqueado vai lhe poupar muita dor de cabeça e tempo para conseguir dar início às atividades da sua empresa o quanto antes.

Veja também:  Bateria Solar - O que é, como funciona, qual preço?

4 – De olho nos regulamentos

Como tudo na vida, uma empresa de energia solar também possui normas e regulamentos que devem, obrigatoriamente, ser seguidos segundo regulamentações da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Essa é a Regulamentação RN482/12 e a RN687/15 da Aneel.

Saiba tudo sobre a regulamentação, clicando aqui.


5 – O engenheiro

Para abrir uma empresa de energia solar você vai precisar de um engenheiro elétrico, se você já for um engenheiro, então não existe necessidade de contratação de um terceiro.

O mesmo será o responsável pela homologação do sistema de energia solar e também do projeto elétrico que será instalado, esse assinará o ART se responsabilizando.


6 – CREA

Sem escapar da burocracia, o registro no CREA é obrigatório e toda empresa prestadora ou executora de obras e serviços deve estar registrada no mesmo.

Essa é a Lei Federal nº 5.194/66 e a Resolução nº 336/89 do Confea.


Conclusão

Criar e abrir uma empresa de energia solar é como criar qualquer outra, com a diferença de que está atuando em um mercado recente com uma tecnologia relativamente nova. Se você quer mesmo lidar com esse mercado, deve correr atrás, pois é um mercado muito próspero.