Curso de Energia Solar: Online vs Presencial – Qual devo escolher?

“Quer entrar para o ramo que cresceu mais de 300% nos últimos anos? É necessário se profissionalizar com um curso de energia solar para entender como realmente funciona um equipamento e como instalá-lo. Mas, qual o curso fazer: Online ou Presencial? Entenda.”

— Com a tecnologia atual, temos muitas facilidades que nos ajudam a evoluir. A internet já é um grande avanço, pois, através dela podemos nos dedicar a estudos profissionalizantes sem ter que deixar o trabalho durante o dia.

Curso de energia solar online ou presencial

Mas, ainda existem aqueles que preferem um curso presencial, pois, garante uma eficácia melhor na aprendizagem, além de proporcionar o deslocamento a um ambiente diferente da sua casa, onde a concentração tende a ser maior.

O mercado de energia solar é uma área que cresce mais a cada dia, para quem busca um novo ramo de atuação, como este, se profissionalizar é o primeiro passo para começar na carreira. Mas, muitos se veem em uma dúvida quanto ao escolher um curso de energia solar: online ou presencial? É o que você irá entender nesse texto. Continue a leitura.

Porque fazer cursos profissionalizantes é importante?

Muitas pessoas vivem em busca de novas experiências e uma forma de fazer isso é se profissionalizando em diferentes áreas de atuações. Uma nova experiência em um ramo que você nunca atuou pode ser divertido.

Porém, sempre deve saber o que está fazendo, e para isso, os cursos profissionalizantes estão sempre prontos a lhe ensinar. No ramo de energia solar não é diferente. Você não precisa ser um eletricista formado para cursar sobre energia solar.

Basta ter vontade de aprender e se dedicar aos estudos. Como eu disse, o principal motivo para fazer um curso é entender sobre determinado assunto e todas as suas definições, funcionamentos e como atuar nas mais diversas áreas.

Veja também:  Producard para Energia Solar - O que é e como funciona?

Curso de Energia Solar Online ou Presencial: Qual devo escolher?

Curso presencial para energia fotovoltaica

curso de energia solar presencial

Para muitos é o tipo de aula perfeito, pois, é benéfica em todos os sentidos. Primeiro que ela estimula a pessoa a sair de casa e frequentar outros ambientes e socializar.

O simples ato de ficar em casa e não falar com ninguém gera uma espécie de medo de falar com pessoas estranhas. Além disso, também é uma forma de combater o sedentarismo, que é um mal comum neste século. Onde as pessoas acabam ficando paradas demais, sem exercícios o corpo tende a não se fortalecer, e com comida em altas quantidades, a obesidade acaba se tornando uma realidade.

A segunda vantagem das aulas presenciais é o aumento na porcentagem de aprendizagem. Quando pensamos em fazer um curso de energia solar, ou qualquer outro, precisamos estar focados para aprender a matéria da maneira correta, sem que exista distrações no ambiente.

Uma sala de aula proporciona tudo que um aluno precisa para ficar antenado na explicação, na matéria e nos trabalhos a serem realizados. Sem contar que as aulas práticas feitas ajudam ainda mais a desenvolver a habilidade do aluno.

Cursos online de instalação de energia solar

curso de energia solar online

Não é de hoje que os cursos online existem e são muito usada por pessoas que trabalham o dia todo e não tem tempo para frequentar os centros de ensino. Esse é um dos principais motivos que leva uma pessoa a optar por esse estilo de estudo.

Quem trabalha por períodos grandes acaba ficando sem tempo, e com contas a pagar, pedir licença do emprego mais cedo acaba sendo inviável. Por isso, as aulas online são uma alternativa para essas pessoas.

Veja também:  Vidro Fotovoltaico - Como funciona a geração de energia sem painéis?

Assim, podem fazer seu próprio horário de estudo, a qualquer momento do dia, como naquela pausa para o lanche o descanso no meio do expediente.

Muitas empresas oferecem cursos de energia solar online, que pode ajudar muitas outras pessoas a conseguirem se profissionalizar em uma nova área de atuação. No entanto, essa forma de estudos possui seu lado bom e ruim. Como qualquer coisa.

Além das vantagens de fazer o seu próprio horário e estudar no conforto da sua casa, você ainda consegue estudar todos os fundamentos da área, até se aprofundar no assunto sem problemas. No entanto, uma das maiores desvantagens é o seu próprio instrumento de estudo, o computador.

Isso porque de uma hora para outra você pode acabar se distraindo com algo que viu, e nem notar que parou de estudar. Um dos maiores exemplos a serem usados são as redes sociais. Você começa a estudar e, de repente, recebe uma notificação em algumas delas. Você pensa que é só um minutinho, ir ver o que é e já voltar.

Acontece que esse minutinho pode durar horas e você nem percebe. O ensino acaba prejudicado. Mas, não é só isso. Os cursos de energia solar online não proporcionam aulas práticas, e tudo é estudado através de ensino teórico.

Conclusão

Aulas online ou presenciais? Bem, confesso que essa escolha tem que ser sua, de acordo com a necessidade. As duas tem seus prós e contras, vale o que lhe ajudar a se formar melhor e bater com o tempo que tem disponível para se dedicar às aulas.